Agricultura familiar em MG integra programa que investe em estruturação e capacitação, gerando empregos, além de promover a produção agropecuária do estado
O Programa Estadual do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf) vem contribuindo para o desenvolvimento de cooperativas e agroindústrias no estado. Lançado em 2020, o programa busca estruturar cooperativas de agricultores familiares. Isso inclui a oferta de recursos para compra de maquinário, capacitação de trabalhadores, regularização sanitária e criação de novos produtos.
Agricultura familiar em MG
Além disso, o programa de agricultura familiar em MG beneficia a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que recebeu cerca de R$ 5,3 milhões para estruturar suas atividades, desde a produção até a venda de produtos. Com sede em Carangola, na Zona da Mata, a Unicafes atua em 20 estados e apoia diversas cooperativas que geram empregos no setor agropecuário.
Segundo dados de 2023 do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), existem 191 cooperativas agropecuárias no estado, que geram mais de 19 mil empregos diretos. Todavia, 32.719 agroindústrias familiares são responsáveis pela produção anual de mais de 146 mil toneladas de produtos, conforme a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
Sobre o Cooperaf
O Cooperaf é gerido por um colegiado coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e formado por 13 entidades civis e públicas. O programa atua em três áreas principais:
- articulação;
- capacitação e estruturação física das cooperativas;
- e agroindústrias familiares.
Regularização e capacitação de agroindústrias
Contudo, a Seapa, por meio de suas entidades vinculadas, como a Emater-MG e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), também apoia a regularização e capacitação de agroindústrias, sobretudo àquelas que são voltadas à produção de queijos artesanais e cachaça de alambique.
Fonte: Foto de freepik na Freepik