Agronegócio internacional é uma chance única de formar parcerias estratégicas e networking qualificado
Atualmente, o agronegócio segue sendo um dos pilares da economia brasileira, uma vez que corresponde a 25% do PIB e 48% das exportações, cerca de US$ 159,1 bilhões. Nesse cenário, as missões internacionais são essenciais na promoção e ampliação das oportunidades comerciais, conectando produtores brasileiros a mercados globais.
Agronegócio internacional
Ainda sobre o agronegócio internacional, o Brasil, por meio de algumas organizações e instituições promovem essas iniciativas. Tudo isso leva produtores rurais, empresários, lideranças do setor para experiências no exterior.
Vale dizer que se trata de uma chance única de conectar as pessoas ao que existe de mais inovador no mercado global, firmar parcerias estratégicas e networking qualificado, tanto durante as visitas quanto entre os participantes.
Além disso, as missões internacionais aproximam o conhecimento global de sua aplicação local, o que garante que o agronegócio brasileiro continue a ter um impacto econômico positivo, transformando-se em líder no cenário mundial.
Mercados globais
Entre os destinos mais procurados estão os Estados Unidos, um dos maiores mercados globais do setor agroalimentar. Hoje, o país é o segundo maior produtor de grãos do mundo, ficando atrás apenas da China. Os EUA se destacam na produção de milho, considerado o maior exportador do grão do mundo, faturando cerca de US$ 139 milhões por ano.
Recentemente, dois programas de imersão internacional foram lançados: o Future Health Experience, da Escola de Saúde, e a Missão Agro, da Escola do Agronegócio.
Missão Agro
A Missão Agro é uma imersão internacional destinada a produtores, jovens, executivos e lideranças do agronegócio brasileiro.
Nesta primeira edição, que será realizada em agosto de 2025, o Corn Belt e a Farm Progress Show estão entre os destinos. Outros destaques do roteiro são a Universidade de Illinois Urbana-Champaign, uma das instituições parceiras da Escola do Agronegócio e referência em estudos do setor agroalimentar, e também de visitas a propriedades rurais e indústrias de máquinas agrícolas de alta tecnologia.
Portanto, para aqueles que buscam inovação e novas oportunidades, essas iniciativas são cruciais. Ao integrar aprendizado técnico, práticas sustentáveis e novos modelos de negócios, essas ações abrem caminhos para que agricultores e companhias brasileiras estejam alinhados às principais tendências globais.
Fonte: Foto de EyeEm na Freepik