Nova bicicleta movida a hidrogênio contorna a falta de postos de abastecimento nos grandes centros urbanos
A mobilidade urbana passa por alterações em busca de um futuro mais sustentável. Prova disso é o lançamento de uma nova bicicleta movida a hidrogênio, a partir de uma célula. O combustível alternativo é uma das fontes de energia mais verdes do planeta.
Bicicleta movida a hidrogênio
O objetivo dessa bicicleta movida a hidrogênio é gerar menos tempo de carregamento na tomada, minimizando ainda mais o impacto ambiental. Além disso, um dos modelos mais recentes foi apresentada pela startup irlandesa HubUR.
Como funciona a bicicleta
A bicicleta elétrica foi batizada de Boon H2, e apresenta mais uma novidade: não possui bateria a bordo.
Neste caso, a bike é carregada a partir de uma célula de combustível de hidrogênio que produz eletricidade para se locomover.
Vale destacar que o pacote da compra ainda conta com um dispositivo chamado eletrolisador, que permite ao usuário produzir o gás necessário para alimentar a célula de combustível em casa.
Vantagem da bicicleta
A maior vantagem deste meio de transporte é a possibilidade de recarregá-lo no conforto de sua residência utilizando apenas água e o gerador de hidrogênio fornecido pela empresa.
Sendo assim, a bicicleta virá equipada com um tanque removível de aproximadamente 2 kg. Ou seja, a facilidade de o próprio usuário reabastecer o tanque de baixa pressão usando o eletrolisador faz com que o veículo de mobilidade seja bastante vantajoso e sustentável..
Autonomia e desempenho
No entanto, a autonomia ainda não está muito bem desevolvida, uma vez que com o tanque cheio a bike percorre apenas 50 km a uma velocidade máxima de 23 km/h. Para contornar esse embate, a startup venderá cartuchos de hidrogênio separadamente para quem necessita percorrer longas distâncias.
Valor da bicicleta movida a hidrogênio
A HubUR planeja vender a bicicleta, o tanque de hidrogênio e o gerador por cerca de 6 mil euros, aproximadamente R$ 33.500 na cotação atual.
Recentemente, o modelo foi apresentado oficialmente durante a feira Vivatech 2024 em Paris, na França.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/vetores-gratis/eco-amigavel_4790984.htm#fromView=search&page=1&position=19&uuid=eb3e35af-a4fa-4c60-9e3d-5e1ac7ba6bb8