Bike elétrica pode ser abastecida em casa a partir de kit de hidrogênio; saiba como funciona
A mobilidade urbana sempre está em constante transformação por um futuro mais sustentável. E entre essas apostas atuais está o hidrogênio verde como um combustível alternativo que é capaz de abastecer uma bicicleta elétrica.
Bike elétrica
No caso da bike elétrica, a ideia de pequenas e grandes empresas é a de dispensar o uso de baterias, o que diminui o impacto ambiental. Um dos modelos mais recentes foi apresentada pela startup irlandesa HubUR.
Como funciona a bicicleta elétrica movida a hidrogênio
Batizada de Boon H2, a bicicleta elétrica não possui nenhuma bateria a bordo. Isso porque é utilizada uma célula de combustível de hidrogênio para produzir eletricidade e se mover.
É a partir do dispositivo eletrolisador que também integra o pacote e possibilita ao proprietário produzir o gás necessário para alimentar a célula de combustível em casa.
Recarga em casa
Sendo assim, a vantagem de uma bicicleta deste tipo é a de recarregá-la em casa usando apenas água e o gerador de hidrogênio fornecido pela empresa.
Componentes da e-bike
A e-bike vem equipada com um tanque removível de aproximadamente 2 kg, em que os próprios usuários poderão reabastecer o tanque de baixa pressão usando o eletrolisador. Em suma, significa que os condutores não vão depender de encontrar um posto de hidrogênio por perto para manter a bike rodando, o que facilita a adoção deste combustível.
Autonomia e desempenho
Por outro lado, a autonomia ainda deixa a desejar, uma vez que com o tanque removível cheio, a bike elétrica percorre até 50 km a uma velocidade máxima de 23 km/h. Para contornar essa questão, a empresa diz que venderá cartuchos de hidrogênio separadamente para quem precisa fazer trajetos mais longos.
Quanto custa?
Em relação ao preço, a startup irlandesa planeja vender a bicicleta elétrica, o tanque de hidrogênio e o gerador na faixa dos 6 mil euros, por cerca de R$ 33.500 na cotação atual.
Outra aposta
Por fim, há outro modelo com uma proposta similar, de origem francesa, a Alpha Neo.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-adulto-usando-mobilidade-sustentavel_21809662.htm#fromView=search&page=1&position=22&uuid=4493c39d-680f-4ff6-93b8-7b98b0b8e64f