Bioeconomia Amazônica é reflexo da Feira de Negócios Inovadores, ocorridos na última sexta-feira
Na última sexta-feira (2), ocorreu em Belém (PA), a Feira de Negócios Inovadores da Bieconomia Amazônica. O evento reuniu empreendedores, investidores e especialistas. Ao todo, serão 80 negócios com impacto positivo na região, mostrando ao público presente: produtos, serviços e inovações baseadas no bioma amazônico. O encontro refletiu também em iniciativas de diversos setores.
O encontro serve para reforçar ainda ainda novos empreendimentos associados á inovação, bieconomia e restauração. Além da chance de conhecer de perto essa nova geração de negócios, que culmina em tendências de mercado e novos modelos de empreendimentos sustentáveis que estão agregando valor para a floresta.
Bioeconomia Amazônica
Além disso, a Feira de Negócios Inovadores da Bieconomia Amazônica, organizada pelos programas Empreende Amazônia e Sinapse da Bioeconomia também teve por objetivo conectar empreendedores da região com pessoas chave para o crescimento e prosperidade de seus negócios.
Programa Empreende Amazônia
Estiveram presentes os 16 negócios finalistas do Empreende Amazônia, um programa de incubação executado pelo Governo Alemão, coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em colaboração com a Bridge for Billions, e é implementado pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), além de contar com o apoio do Partnerships For Forests (P4F), Fundação CERTI e co-participação do Fundo Vale. A trajetória do programa envolveu uma formação integral e mentorias especializadas em temas estratégicos para impulsionar negócios de variados segmentos e regiões da Amazônia.
Sinapse da Bioeconomia
A feira também teve 66 negócios apoiados pelo Sinapse da Bioeconomia, um programa de pré-incubação da Fundação CERTI que pretende estimular a criação de empreendimentos inovadores focados na bioeconomia e em gerar valor para a floresta em pé em todos os estados da Amazônia Legal, oferecendo: suporte, capacitações e recursos financeiros não-reembolsáveis para tirar ideias inovadoras de negócios do papel. O Sinapse Bio é um dos programas que faz parte da plataforma Jornada Amazônia, desempenhado pela Fundação CERTI e CERTI Amazônia, com coparticipação e investimento do Bradesco, Fundo Vale, CUBO Itaú ESG Itaú Unibanco e Santander, e correalização da Climate Ventures, CUBO Itaú ESG e Jornada Amazônia da Fundação CERTI.
Rodadas de negócios
O evento contou com duas rodadas de negócios, e como resultado das rodadas foram selecionados quatro empreendimentos a serem premiados em quatro categorias: Empreendedorismo Feminino, Impacto Local, Impacto Socioambiental e Inovação.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-jovem-ficar-em-casa-verde_3930825.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=db53c3ff-a925-4795-b015-96598d2a0aa0