Bosque Modelo no Pantanal ficará no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, no município de Ladário (MS)
O Bosque Modelo no Pantanal já possui um local para ser instalado. A escolha foi pelo entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, no município de Ladário (MS). Neste caso, ele segue um conceito canadense de área protegida. Ou seja, ele pode incentivar a aplicação de soluções práticas em resposta a desafios reais a partir da gestão dos territórios.
Bosque Modelo no Pantanal
Além disso, esta é a primeira iniciativa deste tipo de bioma e que pode ter um impacto social na região.
O Bosque Modelo Pantanal é uma parte do projeto Paisagens Sustentáveis Pantanal. Esta é uma parceria entre IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Smithsonian Conservation Biology Institute (SCBI), Ecoa – Ecologia e Ação e a Embrapa Pantanal, com apoio do governo canadense.
De acordo com Rafael Chiaravalloti, professor e pesquisador da ESCAS-IPÊ e da SCBI (EUA) e diretor científico da Ecoa:
“Escolhemos essa área tanto por conta das características ambientais, com regiões montanhosas e de inundação e também pela diversidade de atores sociais. Precisamos promover o diálogo e encontrar caminhos para atender os interesses de diversos atores sociais, como assentados, comunidades tradicionais, lideranças da mineradora e do parque.”
Restauração de áreas degradadas
Contudo, a partir do reconhecimento no fim de 2021 pela Rede Ibero Americana de Bosques Modelos, a iniciativa prevê em 2022 a restauração de áreas degradadas. E isso passa pela realização de estudos, incluindo ainda a organização de encontros dos saberes/econegociações que vão reunir os atores sociais presentes na região. E juntos eles podem encontrar soluções sustentáveis com o potencial de beneficiar todos os envolvidos.
*Foto: Unsplash