Caminhão movido a GNV foi capaz de reduzir em 10% a emissão de (gases de efeito estufa) do frete
A empresa Yara, líder mundial em nutrição de plantas, diz que possui o compromisso de se tornar neutra para o clima até 2050. Sendo assim, com este propósito, a companhia avança em mais uma iniciativa para reduzir a emissão de gases de efeito estufa em toda sua cadeia de produção.
Caminhão movido a GNV
Além disso, a companhia acaba de concluir o primeiro transporte de fertilizante com um caminhão movido a GNV (gás natural veicular). Com isso, a Yara viabilizou uma redução de 10% na emissão de GEE (gases de efeito estufa) do frete, o que impacta positivamente no setor de transportes.
Primeiro carregamento
O primeiro carregamento-teste neste modelo ocorreu em novembro, com 32 toneladas de fertilizante a granel saindo do Complexo Industrial da Yara, localizado em Cubatão (SP), com destino a Sumaré (SP), em um trajeto de 200 km. O percurso feito com veículo de carga pesada, movido a gás natural, deixou de emitir em torno de 20 kg de CO2, correspondente a uma redução de 10% na emissão de gases, quando comparado à mesma rota feita com caminhão tradicional, movido a diesel.
Rede parceira
Contudo, a operação foi realizada em parceria com a empresa Itaobi Transportes/Morada Logística, que possui capacidade para realizar dois carregamentos de insumo por semana com o caminhão a gás natural. Portanto, neste ritmo, em um ano, a Yara estima uma redução equivalente a 2 toneladas de CO2 na atmosfera. Todavia, já trabalha para ampliar o uso deste tipo de veículo em volume de fretes e para viabilizar o transporte também em outras rotas.
Desafios para trajetos mais longos
Por outro lado, segundo Alberto Rodrigues, diretor de Logística da Yara Brasil, os trajetos mais longos ainda apresentam desafios, principalmente em relação à autonomia dos veículos.
Um deles é a dificuldade em encontrar postos de combustíveis com GNV para abastecimento de veículos pesados.
“Seguimos estudando a expansão do transporte de fertilizantes com esse tipo de caminhão em todas as nossas unidades, com o propósito de reduzir gradativamente o impacto ambiental que envolve a nossa operação.”
Alberto disse ainda que estão bastante satisfeitos em acompanhar o resultado deste processo, “que teve total comprometimento da equipe e parceiros para a promoção de um transporte inédito, seguro e sustentável, com potencial de gerar impactos positivos para todo o segmento de fertilizantes”.
Logística mais sustentável
Por fim, a Yara tem transformado a logística do setor. Prova disso é que em 2022 a empresa realizou o primeiro envio de fertilizantes a granel via cabotagem do país, ao transportar, a partir do seu píer próprio em Rio Grande (RS), 15 mil toneladas da linha de fertilizantes especiais YaraBasa. Ela é constituída por NP e NPK, para sua Unidade Misturadora de São Luís (MA), atendendo assim aos agricultores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), sobretudo da cultura de soja. O transporte do fertilizante via cabotagem é uma operação mais vantajosa operacionalmente, rápida e segura, e também é sustentável. Uma carga de 15 mil toneladas, por exemplo, partindo de Rio Grande para São Luís, precisaria de 405 caminhões para realizar o trajeto de mais de 3 mil km via rodovias – que é inexistente nessa modalidade –, o que passa a ser feito em aproximadamente sete dias por mar, com apenas um navio.
*Foto: Reprodução