Caoa fará adaptação a elétricos após para parar produção em São Paulo; empresa fala sobre fechamento, porém, processo tem previsão de conclusão apenas em 2025
Na semana passada, a Caoa Chery anunciou a interrupção da produção de veículos em sua principal fábrica no Brasil, em Jacareí (SP). O motivo é para adaptar a unidade à produção de carros híbridos e elétricos. Porém, este é um processo previsto para ser concluído apenas em 2025.
Caoa fará adaptação a elétricos
A Caoa fará adaptação a elétricos, uma mudança nos transportes. Entretanto, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, os planos da joint venture entre a empresa brasileira e a chinesa Chery diz respeito a um fechamento da unidade. O local conta com 600 trabalhadores, afirma a entidade.
Sendo assim, o sindicato convocou a imprensa para uma entrevista coletiva para discutir os detalhes dos planos envolvendo a fábrica.
Não é de hoje que o movimento de veículos elétricos integra decisões de diversas montadoras no mundo inteiro, abordando suas vantagens.
Encerramento de outras operadoras
Além disso, vale destacar que, nos últimos anos, Ford, Mercedes-Benz e Toyota decidiram pelo encerramento de operações produtivas em cidades do Estado de São Paulo. Mas, cada uma citou razões que incluem estratégias globais e busca de eficiência em custos.
Contudo, a Caoa Chery está em negociação com o sindicato “para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais” aos trabalhadores da fábrica de Jacareí.
A empresa afirmou ainda que:
“As mudanças reforçam o comprometimento da Caoa Chery com o mercado brasileiro e a sua completa confiança na capacidade industrial do país.”
Eletrificação de todos os modelos do portfólio até o final de 2023
A Caoa diz que a medida integra o compormisso no Brasil de eletrificação de todos os modelos do portfólio até o final de 2023. Todavia, o valor do investimento na estratégia não foi informado.
Fábrica em Anápolis
Enquanto isso, a outra fábrica da Caoa Chery, em Anápolis (GO), que já viveu processo similar, intensificará a produção para compensar a interrupção em Jacareí. Isso possibilitará a manutenção da meta da companhia de comercializar 60 mil veículos no mercado nacional este ano.
Vale lembrar que em janeiro, a Caoa Chery havia anunciado mudanças na administração da fábrica em Jacareí. Ela passou a ser comandada por Ethan Zhang, que tem passagens pela Chery China.
A fábrica em Jacareí pertencia originalmente à Chery e passou a ser operada pela empresa resultante da combinação de negócios com a Caoa, em 2017.
De acordo com descrição da fábrica em seu site, a unidade no interior paulista “é o centro de operações da Caoa Chery no Brasil”, que afirma que a instalação já foi modernizada recentemente.
*Foto: Divulgação