Carros ecológicos podem provocar acidentes por conta de serem veículos muito silenciosos e o pedestre não perceber sua aproximação
Recentemente, foi divulgado um estudo que prova que carros elétricos e híbridos podem provocar mais acidentes do que veículos movidos à gasolima, etanol ou diesel. Isso porque os carros ecológicos são bastante silenciosos e, consequentemente, os pedestres podem não ouvir esta aproximação.
Risco dos carros ecológicos
Sendo assim, os carros ecológicos podem ser um risco a quem trafega pelas ruas a pé.
Neste caso, a pesquisa concluiu que, veículos elétricos e híbridos têm duas vezes mais probabilidade de atropelar pessoas andando a pé do que os carros movidos a combustíveis fósseis, e três vezes mais probabilidade de que isso ocorra em áreas urbanas, onde há mais barulho externo.
Além disso, os pesquisadores afirmam que motoristas que acabaram de tirar habilitação e, portanto, menos experientes ao volante podem provocar mais colisões.
Relatório anterior ao estudo
Todavia, um relatório anterior à pesquisa mostra que os acidentes rodoviários são a principal causa de morte entre crianças e jovens adultos no Reino Unido, sendo os pedestres responsáveis por um quarto de todas as mortes nas estradas.
Média anual de vítimas de pedestres
Por sua vez, a taxa média anual de vítimas de pedestres por 100 milhões de quilômetros percorridos foi de 5,16 para carros elétricos e híbridos, em comparação com 2,4 para carros a gasolina e diesel.
Os carros elétricos são um perigo para os pedestres, pois têm menos probabilidade de serem ouvidos do que os carros movidos a gasolina ou diesel.
Papel do governo
Sendo assim, o governo precisa diminuir estes riscos se quiser eliminar gradualmente a venda de automóveis de combustão.
Com isso, fica o alerta para você consumidor que pretende adquirir um veículo elétrico, por se tratar um automóvel bastante silencioso. É preciso também levar em consideração que os pedestres cresceram ouvindo o barulho dos carros nas vias públicas e esperam ouvir esse ruído para identificar que um veículo está se aproximando. Portanto, é dever também fos motoristas de carros ecológicos de estarem mais atentos ainda para não correrem o risco de atropelar um pedestre.
Relatório norte-americano
Vale destacar que em 2017, um relatório produzido pelo Departamento de Transportes dos EUA constatou que esse tipo de veículo representava um risco 20% superior para pedestres do que os movidos a gasolina e diesel, e um risco 50% superior durante movimentos de baixa velocidade, por conta de seu silêncio.
Sistema acústico de alerta veicular
Em contrapartida, desde 2019, todos os novos carros híbridos e elétricos comercializados na Europa são obrigados a ter um sistema acústico de alerta veicular que emite som quando o carro se desloca lentamente, apesar de muitos ainda circularem pelas vias sem os dispositivos.
Sendo assim, a importância do governo garantir a instalação desses sistemas em todos os veículos elétricos, além de adaptá-los aos carros elétricos mais antigos, é fundamental para a redução dos riscos aos pedestres.
Por fim, os carros elétricos também aceleram mais rápido e, alguns modelos podem ser bem pesados, demorando mais tempo para frear.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-em-carro-eletrico-na-franca_20254632.htm#fromView=search&page=1&position=21&uuid=d8fb5f25-7403-40e6-aa0e-6318294e9599