Combustível alternativo da Iveco contará com o lançamento do caminhão Tector a gás, que chega ao mercado nos próximos meses
A Iveco, empresa fabricante de veículos pesados, caminhões, ônibus e utilitários leves, com sede emTurim, na Itália, recentemente, vendeu toda sua produção do veículo S-Way GNV, que ainda nem foi iniciada em Sete Lagoas (MG). Trata-se de uma venda para um único cliente.
Combustível alternativo da Iveco
Agora, o combustível alternativo da Iveco faz parte do caminhão Tector a gás, que será lançado nos próximos meses no mercado brasileiro. vale destacar que este modelo GNV, produzido em Córdoba, Argentina, já é vendido no país vizinho.
O diretor comercial da Iveco, Carlos Tavares, anunciou o lançamento durante o Fórum AutoData Perspectivas Caminhões, realizado na semana passada, em ambiente online. Entretanto, ele não revelou a data para o Tector GNV chegar ao setor de veículos brasileiro. em contrapartida, o caminhão médio GNV representa mais um avanço da Iveco rumo à descarbonização, que conta ainda com o modelo e-Daily, também prometido para este ano.
Expectativa da empresa para 2024
Para a Iveco, o ano de 2024 será de aceleração nos negócios em termos desse combustível alternativo. Tavares explica que a empresa pretende superar um pouco a projeção de crescimento de 13,6% nas vendas de caminhões da Anfavea. O crescimento será um pouco maior, mas mantendo os dois dígitos de participação, considerando o segmento da Daily em seu cálculo.
Financiamentos
Por outro lado, o diretor comercial pontua que é necessário melhorar o ambiente dos financiamentos, mesmo que seja restrito pela alta taxa de juros e apetite reduzido das instituições financeiras.
Mercado nacional
É preciso destacar também o bom momento que o mercado nacional se encontra atualmente, em relação às exportações em alta para mercados, fora a Argentina, que hoje vive um período de reestruturação com o novo presidente Javier Milei. Por fim, a produção em Sete Lagoas acelera, com projeção de crescer 35% em 2024, incluindo caminhões e ônibus.
*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C6Ob9oEh1uL/