A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (7), a primeira reunião do ano após a instalação oficial do colegiado em abril. O encontro teve como principais pautas a eleição da vice-presidência para os trabalhos de 2026, a aprovação de requerimentos e a apresentação de iniciativas voltadas à tecnologia urbana e sustentabilidade.
A vereadora Edir Sales (PSD) foi eleita vice-presidente da comissão. Durante a reunião, a parlamentar afirmou que pretende contribuir para o fortalecimento de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento tecnológico da capital paulista.
Segundo Edir Sales, experiências internacionais ajudaram a ampliar sua visão sobre o tema. “É uma Comissão importante, estive na China e Japão e pude olhar de perto a tecnologia e inovação direcionada a cidades inteligentes. Eles são muito avançados, mas São Paulo está no caminho. Destaco o Smart Sampa e os ônibus elétricos. Fico feliz em fazer parte do grupo.”
A comissão é presidida pelo vereador Sansão Pereira (Republicanos) e também conta com a participação do vereador João Ananias (PT).
Ex-secretário apresenta ações ambientais e tecnológicas
A reunião também recebeu Rodrigo Ashiuchi, ex-secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. Ele apresentou aos parlamentares um balanço das ações desenvolvidas durante sua gestão, encerrada neste ano, com foco em inovação aplicada à sustentabilidade e à gestão urbana.
Entre os projetos destacados esteve o inventário arbóreo da cidade, iniciativa que utiliza tecnologia para mapear e monitorar árvores em diferentes regiões da capital. O sistema reúne informações obtidas por veículos equipados com sensores e ferramentas de escaneamento.
“Tivemos um recorde, foram 152.810 árvores plantadas ano passado. Agora, temos um inventário arbóreo, que é um raio-X, onde se faz um escaneamento de todas as árvores da cidade. Estimamos cerca de 650 mil árvores plantadas, mas temos a estimativa de 8 a 10% a mais nesta nova coleta de dados obtidos por meio de carros equipados com tecnologia. São dados importantes como inclinação e tamanho da copa que dão subsídios às Subprefeituras sobre o estado delas.”
De acordo com Ashiuchi, o levantamento contribui para a manutenção preventiva e o acompanhamento das condições das árvores, fornecendo dados técnicos para as equipes responsáveis pela conservação urbana.
Sensores climáticos e ônibus elétricos entram na pauta
Outro tema abordado durante a reunião foi o monitoramento climático na cidade. O ex-secretário detalhou o funcionamento de sensores instalados em cinco regiões da capital, além da atuação da Central de Monitoramento em Parques ligada à Operação Fogo Zero.
Os equipamentos fazem medições relacionadas à temperatura, umidade e qualidade do ar. A proposta é utilizar os dados para avaliar impactos ambientais e apoiar políticas de redução de emissão de poluentes.
“Os sensores medem temperatura e umidade, além da qualidade do ar. Então, será possível medir o real avanço da qualidade do ar nos corredores verdes com a implantação dos ônibus elétricos. São 1.259 veículos, o que corresponde ao plantio de 6.400 árvores, além da redução da emissão de CO₂ e da economia de óleo diesel.”
A eletrificação da frota de ônibus também apareceu entre os principais assuntos debatidos na comissão. A pauta integra as discussões sobre descarbonização do transporte público e modernização da infraestrutura urbana de São Paulo.
Comissão aprova três requerimentos
Durante a reunião, os vereadores aprovaram três requerimentos relacionados a mudanças climáticas, inovação tecnológica e mobilidade aérea urbana.
Um dos documentos convida o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, para participar de uma futura reunião do colegiado. A intenção é discutir as tecnologias, estratégias e políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima).
Entre os temas previstos estão prevenção de enchentes, mitigação de riscos climáticos e medidas voltadas à construção de cidades mais resilientes e inteligentes.
Outro requerimento aprovado solicita a participação do procurador-geral legislativo da Câmara Municipal de São Paulo, Paulo Augusto Baccarin. O objetivo é debater os desafios jurídicos, regulatórios e institucionais relacionados à mobilidade aérea urbana.
A discussão inclui o avanço dos eVTOLs, aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical apontadas como uma das apostas do setor de transporte aéreo urbano nos próximos anos.
A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente deve manter, ao longo de 2026, uma agenda voltada à integração entre sustentabilidade, transformação digital e modernização dos serviços urbanos da capital paulista.
Fonte: Câmara Municipal de São Paulo
Foto: https://www.magnific.com/br/fotos-gratis/conceito-de-seminario-de-reuniao-de-pessoas_2971845.htm

