Cisterna pode ser construída também em meios urbanos por ser uma solução barata e sem a necessidade de muito espaço
Não é de hoje que é falado sobre a eficiência de uma cisterna, mesmo que ela não seja altamente tecnológica. Em razão de possuir um sistema simples, o reaproveitamento da água da chuva é feito por meio do armazenamento para uso posterior.
Nordeste brasileiro
No Nordeste, a cisterna é um item bastante comum nas casas. Isso porque nesta região do país há bastante estiagem durante a maior parte do ano. Portanto, quando a chuva chega no verão é a oportunidade perfeita para captar o maior volume de água possível.
Cisterna Já
Por meio do movimento Cisterna Já, constituído por um grupo independente de pessoas que se preocupam com a preservação dos recursos hídricos, qualquer cidadão tem acesso a dicas online de como produzir uma cisterna simples em casa.
Além disso, a iniciativa também promove encontros pontuais. Ou seja, há oficinas em que o grupo ensina as técnicas para a fabricação do sistema. Quem quiser aprender sem sair de sua residência, pode ter acesso ao manual neste link.
Todavia, na página do movimento são publicadas algumas informações básicas sobre este tipo de sistema que armazena água da chuva. Porém, os internautas podem ter acesso a outros links importantes para colocar a ideia de sustentabilidade em prática.
Uma dessas alternativas é o vídeo do canal Consumo Consciente, em que o colaborador Édson Urbano explica todo o processo de construção de uma minicisterna.
Sistema simples e prático
O sistema é bastante simples e prático. Vale ressaltar aqui que em vez de deixar a água da chuva simplesmente ir embora, é possível conectar a cisterna à calha e captar centenas de litros de água.
Apesar do recurso não ser portável, ele pode ser utilizado para a limpeza de uma garagem, por exemplo. Além de ser usado também na rega das plantas, descarga, entre outras utilidades. Sendo assim, a iniciativa sustentável gera uma grande economia na quantidade de água.
Em qualquer residência
Por fim, a cisterna pode ser construída em qualquer residência. E o melhor de tudo: não é preciso ter muito espaço disponível. Por isso ele é ideal para grandes centros urbanos.
E ainda não é necessário possuir um amplo conhecimento sobre seu manuseio de ferramentas para implementar o sistema. Agora é construir o seu e economizar muita água e reutilizá-la quando quiser.
*Foto: Divulgação