Projeto Converse City Forests utiliza tinta que corresponde a uma árvore plantada a cada m², em murais de 27 cidades do mundo
Recentemente, a cidade de Salvador (BA) recebeu um mural do projeto Converse City Forests. A iniciativa visa o incentivo da arte urbana, espalhando murais produzidos com tinta fotocatalítica. Esta é uma atitude de sustentabilidade e que ainda ajuda a purificar o ar. Além disso, cada metro quadrado pintado corresponde a uma árvore plantada.
Projeto Converse City Forests
Famosa pela fabricação do tênis All Star, a empresa Converse lançou o projeto Converse City Forests em 2020. Desde então, já espalhou murais em 27 cidades mundo afora. Isso incui São Paulo e Rio de Janeiro.
Na capital baiana, o Dique do Tororó (único manancial natural do município) foi o local escolhido para receber o mural ecológico.
Tema do mural
Sob o tema Afrofuturismo, a nova ação escolheu homenagear a cantora, compositora e atriz Larissa Luz. De acordo com Pedro Batalha, que junto a Hisan Silva criou a marca autoral de moda Dendezeiro:
“A jovem Larissa que rompeu barreiras e hoje é um ícone cultural da população negra, nos convida ao futuro, conectando musicalidade, ancestralidade e tecnologia. Este mural pretende representar o avanço social da possibilidade de homenagear uma mulher negra na via pública, propondo a todos aqueles que se sentem marginalizados, imaginar um futuro possível, próspero e fantástico.”
Sendo assim, a dupla foi a responsável por toda a curadoria do projeto em Salvador. Prova disso, é que o local do mural fica em frente a uma avenida de movimento intenso de carros, motos e ônibus. Portanto, além de melhorar a paisagem, a tinta vai ajudar a filtrar toda essa poluição diária.
Representatividade e autoria da arte urbana
Por outro lado, a representatividade também foi inserida ao projeto, focando por conta das duas artistas negras e baianas Andressa Monique e Nila Carneiro, autoras do mural.
Monique que é grafiteira e formada em Arquitetura e Urbanismo enxerga seu trabalho como um instrumento de combate ao racismo religioso por meio do graffiti. Em contrapartida, Nila que é designer, muralista e ilustradora, é reconhecida como uma mulher da arte urbana contemporânea brasileira.
City Forests: Recrie o amanhã
O mural de Salvador possui 250m² e corresponde ao plantio de 250 árvores. Esta última ação marcou a nova fase do Converse City Forests chamada de “Recrie o Amanhã”.
Segundo a empresa:
“A marca quer honrar a história, debater o presente e definir objetivos e esperanças para o futuro através da arte e das histórias de todos os envolvidos no processo criativo, de produção e da própria comunidade.”
Já a pintura localizada na cidade de São Paulo, mais precisamente no Minhocão, foi realizada pelo artista Rimon Guimarães, e homenageou os povos originários.
*Foto: Divulgação