A partir da assinatura de Ordens de Serviço, agora será possível realizar mais de uma dragagem nos rioa Amazonas e Solimões; aporte foi de R$ 500 milhões
Com o propósito de expandir a navegabilidade e garantir mais segurança das embarcações, o Governo Federal assinou duas Ordens de Serviço para a execução de dragagens no Rio Madeira. Trata-se de um plano de manutenção aquaviária de hidrovias brasileiras para executar o escoamento de insumos de produtos para as regiões Norte e Centro-Oeste do país. As dragagens serão feitas em dois pontos do rio Madeira: um deles entre Porto Velho/RO e Manicoré/AM e o outro na travessia da BR-230/RO sobre o rio.
Dragagem e monitoramento
Em breve, o serviço de dragagem começará, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Vale lembrar que desde 2022, com o objetivo de reduzir os impactos das estiagens futuras e promover o desenvolvimento econômico e social da região amazônica, a autarquia criou um cronograma de dragagens e monitoramento regular. E diante da assinatura das Ordens de Serviço a navegação fluvial poderá ocorrer durante o ano todo.
Atualmente, uma grande parte do transporte da produção agrícola é feita pelo Arco Norte, que engloba os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins. Além disso, é essencial fazer a manutenção do rio Madeira, Tapajós e Amazonas, para que as embarcações possam, a partir de uma profundidade de rio adequada, navegar com segurança.
Transporte sustentável
Por sua vez, a logística de transportes pelas hidrovias de todo o Brasil contribui na redução de custos econômicos e socioambientais. Portanto, ao realizar o transporte através de barcaças gera uma economia na emissão de poluente, além da redução de acidentes do modal rodoviário.
Investimento federal
Além disso, as ordens de serviços assinadas agora se somam ao lançamento de editais das dragagens do rio Amazonas e Solimões. Recentemente, foram quatro editais anunciados que vão contribuir tanto na navegação de cabotagem, navegação de contêineres, chegando na Zona franca de Manaus, a navegação de combustíveis quanto no transporte de passageiros. E tudo isso vai gerar uma navegação mais segura na região Norte do país.
Por fim, as Ordens de Serviço garantem o início imediato dos trabalhos, que serão realizados nos trechos entre Manaus-Itacoatiara; Coari-Codajás; Benjamin Constant-Tabatinga; Benjamin Constant-São Paulo de Olivença. No total, serão investidos mais de R$ 500 milhões, que serão executados ao longo de 5 anos, para diminuir os efeitos das estiagens que afetam a região.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/lago-no-verao-em-um-dia-ensolarado_10302961.htm#fromView=search&page=1&position=7&uuid=2e24257a-fc0c-4a5b-863c-b51738eddb1e