Eletrobras Furnas tem como alternativas, a adoação de hidrogênio verde, certificado de energia renovável e uso de inteligência artificial para soluções de energia são alguns dos projetos mostrados
Projetos e iniciativas de inovação da Eletrobras Furnas e outras empresas Eletrobras estando sendo apresentados desde terça-feira (8) no maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, o Rio Innovation Week. Evento termina amanhã (11), no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.
Projetos da Eletrobras Furnas
No estande da Eletrobras Furnas, estão sendo apresentados projetos de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D regulados pela Aneel, a maquete da planta de Hidrogênio Verde, instalada em Itumbiara (GO) e o protótipo da Bancada para Testes de Relés, vencedor de uma das etapas do programa Inova Furnas, que resultou em 80 ideias de novos produtos, desenvolvidas pelos próprios colaboradores. Além disso, também serão disponibilizados certificados de energia renovável próprios da empresa, os RECFYs, para os participantes que responderem a um quiz. Os RECFYs certificam a origem renovável da energia consumida, compensando as emissões de CO2 resultantes do consumo residencial de energia elétrica.
De acordo com o presidente da empresa, Caio Pompeu:
“A Eletrobras Furnas desenvolve projetos com foco em sustentabilidade e ligados a novas fontes limpas de geração de energia elétrica, conceito que fundamenta a visão de futuro da companhia: ser uma empresa inovadora, de energia limpa, reconhecida pela excelência e sustentabilidade. Pretendemos transformar os estudos em curso em produtos ou serviços e, com isso, agregar vantagem competitiva aos negócios da companhia.”
Programação
Nesta quinta-feira (10), estão previstas palestras sobre O Mercado de Certificados de Energia Renovável, abordando a plataforma Infinity Chain e o RECFY. Este último é um certificado de energia renovável emitido por plataforma própria da Eletrobras Furnas, validada pela Bureau Veritas nos preceitos do Programa Brasileiro GHG Protocol e da NBR ISO 14.064-2:2007. O público presente terá a oportunidade de adquirir gratuitamente um RECFY correspondente ao seu consumo residencial de energia em 2021, preenchendo um relatório e respondendo um quiz sobre o tema. Desde o seu lançamento, em junho de 2021, já foram comercializados mais de 2 milhões de RECFYs. Ainda na quinta, dia 10, haverá exibição do projeto Power Lines Artificial Intelligence Inspection – PLAI².
Por fim, no último dia do evento (11), a Furnas vai liderar as palestras Inteligência Artificial Alavancando a Hiperautomação, Núcleo de Experimentações Tecnológicas em Soluções de Energia, O Futuro do Blockchain no Brasil e Metaverso, além de apresentar a maquete e o projeto piloto de Hidrogênio Verde na UHE Itumbiara (P&D ANEEL), reforça Caio Pompeu.
“A geração de energia renovável pelas fontes solar e eólica é fundamental para frear as mudanças climáticas. A crescente utilização da energia solar e eólica requer a adoção de armazenamento de energia. Este projeto utiliza-se dois processos: eletroquímico e hidrogênio, com o objetivo de buscar a complementação entre elas.”
*Foto: Reprodução