Calçado de couro de abacaxi segue a onda de sustentabilidade, criando um pisante vegano
A indústria de calçados ainda se mostra conservara, apesar de ter marcas que prezam inteiramente a produção de um sapato sustentável, se preocupando cada vez mais em não poluir o meio ambiente. Esta é a proposta da empresa gaúcha Insecta Shoes, que aposta em um calçado vegano e biodegradável, feito a partir do uso de abacaxi, criando assim uma espécie de tecido de couro.
Calçado feito de abacaxi
De acordo com Carmen Hijosa, uma designer espanhola, que é responsável pela criação do ‘couro de abacaxi’ e também pelos calçados da empresa Insecta Shoes, o material é tão resistente quanto o couro de origem animal.
Batizado de Pinãtex, o metro de couro de abacaxi é produzido a partir de 480 folhas retiradas de 20 frutas. Com isso, a companhia gaúcha combate a questão da crueldade animal e insere no mercado uma novidade, que exige uma quantidade bem menor de água e também de produtos químicos para sua fabricação, não usa fertilizantes e ainda promove uma reciclagem de material que seria dispensado no lixo.
Qualidade do Piñatex
Segundo a fundadora da Insecta Shoes, Barbara Mattivy, em declaração ao portal Hypeness:
“O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado.”
Além disso, a fabricação dos calçados da Insecta Shoes não se restringe apenas à utilização de Piñatex. A empresa do Rio Grande do Sul também cria sapatos a partir da reutilização de roupas e de tecido ecológico feito com garrafas PET.
Os produtos da Insecta podem ser adquiridos em lojas físicas nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, ou ainda pelo site da empresa.
Portanto, a proposta da companhia é priorizar o futuro do planeta em suas confecções, colocando no mercado lindos sapatos, com a consciência de que não utilizado nenhuma matéria prima de origem animal.
Fonte: Site Hypeness
*Fotos: Divulgação