Entregas de biodiesel feitas pelas usinas em 2022 tiveram diferença em relação ao volume; porém, não foi tão grande assim; entenda
Recentemente, veio à tona que a diferença entre o volume de biodiesel que foi entregue pelas usinas no ano passado e o que foi recebido pelos distribuidores não foi tão grande assim. É o que revela os dados divulgados pela ANP. Neste levantamento ficou evidente que houve uma inconsistência de 430 mil m³. Porém, agora, a diferença se estreitou para menos de 55 mil m³.
Entregas de biodiesel pelas usinas
Além disso, a inconsistência nos números reportados pelos dois lados do balcão havia sido informada no último dia 08 de fevereiro, pelo portal BiodieselBR.
Entretanto, no dia 13, a ANP reviu os números. Sendo assim, conforme nota divulgada pela agência regulatória, a atualização foi necessária porque “uma operação de entrada de produto não estava sendo contabilizada nos relatórios anteriores, o que gerou diferença entre os dados declarados pelos produtores de biodiesel e os distribuidores de combustíveis”.
Alterações
De acordo com as novas planilhas, os números das usinas foram modificados em seis meses, acrescentando aproximadamente 36,1 mil m³ de biodiesel aos 6,11 milhões de m³ que haviam sido reportados inicialmente.
Por outro lado, as maiores correções foram mesmo nos dados dos distribuidores. Foram feitas mudanças nos números de todos os meses aumentado a quantidade de biodiesel que foi recebida pelos distribuidores em 411,2 mil m³.
Correção nos Números
Vale destacar que na versão antiga dos dados, a diferença entre entradas das usinas e o recebido pelos distribuidores era de 430 mil m³. Na nova versão, a diferença cai para menos de 55 mil m³
Após a correção, o volume de biodiesel recebido pelas distribuidoras chega a 6,09 milhões de m³ e não mais os 5,68 milhões de m³ de antes.
Por fim, isso reduz a diferença entre os valores declarados pelas usinas e pelos distribuidores cai de 7% para um pouco menos de 1% – em linha com os desencontros de anos anteriores.
*Foto: Reprodução/Unsplash (engin akyurt)