Uberaba será a cidade responsável por realizar 33 eventos de gado durante os meses de abril e maio.
O motivo do alto número deste ano na região é por conta da boa previsão em torno do crescimento da pecuária para 2019.
Além dos avanços genéticos que impulsiona o setor pecuário, aumentando o valor de aquisição desses animais.
Os leilões milionários e shoppings de animais cresceram em relação a 2018 e ao ano anterior.
Entre os eventos já marcados na cidade, está a 85ª edição da Expozebu, com realização da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que acontece de 27 de abril a 5 de maio.
A expectativa dos organizadores da feira é que aumente a comercialização desses animais por valores acima de R$ 1 milhão.
Com a evolução da genética bovina, seu gado, consequentemente, valorizou no mercado, principalmente o zebuíno, com destaque para as raças brahman, guzerá, gir, nelore e tabapuã
Seu tipo de corte permite o crescimento da produção sustentável de carne e leite através de touros melhoradores.
Uberaba se destaca nas negociações por meio desses leilões, além de poder possibilitar a troca de material genético entre criadores brasileiros e internacionais.
Por questões de logística e também de saúde, muitos criadores estrangeiros deixam em Minas Gerais os animais que compraram e levam embora apenas o sêmen e embriões desse gado para seus países de origem.
SITUAÇÃO POLÍTICA
A ABCZ está otimista em relação aos leilões desse ano e mais a comercialização em shoppings de animais graças à troca recente de governo.
A associação espera que o presidente Jair Bolsonaro compareça à feira de 2019.
Com isso, será mantida a tradição da visita de presidentes da república (desde a era Vargas) à Expozebu.
De acordo com Luiz Antônio Felippe, diretor de leilões da ABCZ, a temporada desse ano será a maior já realizada na cidade do Triângulo Mineiro.
Serão 26 leilões e 7 shoppings de animais. Para este último, a vantagem é poder negociar o preço diretamente com o vendedor.
Diferente do leilão em que sempre vence o maior lance oferecido.
Para esta edição, a Expozebu espera lucrar R$ 200 milhões e que compareça à feira um público de 280 mil visitantes, ultrapassando assim os números de 2018.
*Foto: Reprodução / Free Images – Nicholas Sales