Mineradora canadense G Mining Ventures firmou contrato com a companhia de energia mineira para projeto de mineração de ouro no Estado do Pará
No mês de março, a Cemig celebrou um contrato de venda de energia elétrica com a empresa Brazauro Recursos Minerais S.A., subsidiária integral da canadense G Mining Ventures Corp. (G Mining). Sendo assim, por meio do contrato, chamado de Power Purchase Agreement, ou PPA, assegura o fornecimento de energia renovável para o Projeto de mineração Tocantinzinho Gold, atualmente em construção no Estado do Pará e com previsão de produção comercial no segundo semestre de 2024.
Mineradora canadense em parceria com Cemig
A parceria entre a mineradora canadense e Cemig garante a compra e venda de energia elétrica para o período de março de 2024 a dezembro de 2026. Isso corresponde a mais de 100% da demanda esperada durante o período de comissionamento, ramp-up e produção comercial inicial.
Benefícios econômicos
Ao considerar o Estudo de Viabilidade do Projeto Tocantinzinho, feito em 2022 pela empresa, nesta negociação, o custo total incluindo energia, transmissão, distribuição e outras despesas e impostos para os anos de 2024 a 2026, representam uma redução de aproximadamente 25%.
De acordo com Dimas Costa, diretor de Comercialização da Cemig, esta é mais uma importante e relevante parceria internacional que a companhia estipula no mercado livre de energia.
“Buscamos atender às expectativas apresentadas, firmando contratos com benefícios para ambas as partes, além de trazer para nosso portifólio, parceiros com valores semelhantes aos da Cemig, com foco em ações sustentáveis, geração de emprego e renda e promoção da economia.”
Boas práticas de ESG e energia limpa
Vale destacar que a definição de contratação da Cemig foi pautada não apenas pelo fator econômico, mas também pela reputação, porte e alinhamento da companhia às práticas ESG, que consideram políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança.
Além disso, a energia fornecida pela Cemig é certificada e proveniente de fonte hidrelétrica renovável, com garantia de rastreabilidade e está plenamente alinhada com a meta da G Mining de ser uma empresa envolvida na aquisição, exploração e desenvolvimento de projetos de metais preciosos com baixa emissão de CO2. Louis-Pierre Gignac, Diretor Executivo da G Mining, mostra-se satisfeito com a parceria.
Desde o segundo semestre de 2022 a Cemig vem num movimento de novas aquisições e vendas de energia, e participações em outras empresas, como a Renova Energia, vendendo toda sua participação à Angra Partners, do CEO Alberto Guth, por exemplo, entre outros acordos.
“Trata-se de um importante marco na redução de riscos ao assinarmos este PPA que estipula um preço fixo com um fornecedor de energia elétrica confiável. A energia de baixo custo, gerada a partir de fontes hidrelétricas renováveis, garantirá que o Projeto Tocantinzinho esteja em uma posição dentro do quartil inferior na curva global de produção de ouro, tanto em termos de custo quanto de emissões de carbono. Este é um importante passo para salvaguardar valor para os nossos acionistas e stakeholders.”
Sobre a G Mining
A G Mining Ventures Corp. é uma mineradora com atuação na aquisição, exploração e desenvolvimento de projetos de metais preciosos. A empresa está bem posicionada para se tornar a primeira produtora de nível intermediário de metais preciosos, aproveitando seu forte acesso a capital e experiência comprovada em desenvolvimento. Atualmente, está empenhada no projeto de mineração de ouro Tocantinzinho, no Pará, considerado um estado favorável para a mineração no Brasil.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Tyler Casey – unsplash.com/pt-br/fotografias/ficbiwfOPSo)