Movimento Acelera com Etanol visa o fortalecimento e o debate sobre as vantagens do uso do biocombustível
Recentemente, o estado de Pernambuco lançou o movimento Acelera com Etanol. A coordenação é do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), que pretende incentivar o consumo do etanol, como um combustível limpo, descarbonizador e acessível.
Além disso, o estado pernambucano é o segundo maior produtor do Nordeste e Norte, em termos de matérias-primas voltadas às produções sucroenergéticas. Isso faz com que o estado se destaque na produção de açúcar, etanol e bioeletricidade, além de energia de fontes hidráulicas.
Movimento Acelera com Etanol
Os principais objetivos do Movimento Acelera com Etanol, segundo o Sindaçúcar-PE, diz respeito ao setor sucroenergético nacional, valorizando o etanol de modo mais contínuo. Além disso, o biocombustível tem características ambientais para que possa abastecer veículos com o perfil.
Segundo dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia-SP), na comparação com a gasolina, o etanol hidratado, vendido nas bombas dos postos, emite até 90% menos CO2.
Todavia, só recentemente houve uma lei, onde o setor pode vender diretamente a postos não bandeirados. Portanto, ainda é preciso uma melhor divulgação de seu uso.
Competitividade
O Acelera com Etanol pretende unir forças com os demais movimentos que acontecem no Brasil para estimular a população a usar o combustível. O país é o segundo maior produtor de etanol do globo terrestre, perdendo apenas para os Estados Unidos. Na safra 2022/2023, foram produzidos aproximadamente 31 bilhões de litros de etanol, com a maioria sendo de etanol anidro (misturado com gasolina) e o etanol hidratado (usado como combustível puro).
Vale lembrar que a Petrobras é a fabricante da Gasolina A, que vem das refinarias que comercializam essa gasolina misturada ao etanol, que é bastante saudável para melhorar a qualidade desse combustível.
Incentivos fiscais
Já em relação à competitividade, esta depende das políticas públicas e dos incentivos fiscais, uma vez que ainda esbarra na questão de preços com cargas tributárias que vão para o Governo Federal.
Gasolina x Etanol
Por fim, existe a equação estimulada pelo Governo Federal de que seria mais econômico usar o etanol quando ele está abaixo de 70% do valor da gasolina, e que atualmente está defasada.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/musica-arte-caligrafica-3d-texto-shopping-arquivo-psd-transparente_20345539.htm#fromView=search&page=1&position=18&uuid=78958502-0060-4f9a-bbc1-736fc24fbd45