Ônibus BYD integrarão Auto Viação Transcap que inicia eletrificação da frota e planeja aquisição ainda maior em 2025
A cidade de São Paulo vive contagem regressiva para começar a utilizar apenas ônibus elétricos no transporte urbano. Conforme a Lei 16.802, publicada em 18 de janeiro de 2018, as emissões de poluentes dos veículos devem ser reduzidas pela metade em um período de 10 anos e chegarem a zero em 20 anos.
Ônibus BYD
Sendo assim, as concessionárias de transporte coletivo se movimentam para cumprir as novas regras do jogo. E este é o caso da Auto Viação Transcap, que adquiriu nove ônibus BYD, modelo D9W da fabricante chinesa, em agosto.
Atualmente, a Transcap conta com uma frota de 320 veículos. A empresa atua na região sudoeste do município de São Paulo, e está em fase de preparação para a transição em suas operações de transportes.
Desse modo, após ser emplacado, receber a catraca e passar por vistoria técnica, o modelo D9W será utilizado na linha 809 L-10 Lapa-Campo Limpo, com 22 quilômetros de extensão. Cada ônibus da linha, que funciona das 4h20 às 23 horas, transporta, em média, 400 passageiros por dia.
Processo de eletrificação
Vale dizer que os nove veículos recentemente entregues são só o primeiro passo da Transcap para eletrificar a frota e atender à determinação municipal. Outros 47 ônibus da BYD já foram encomendados para o ano que vem, a presidência da Transcap.
Fase de testes dos ônibus elétricos
Antes de receber os ônibus elétricos, a empresa preparou a infraestrutura necessária em sua garagem, em um investimento de R$ 12 milhões, além de receber o aval técnico da SPTrans, órgão gestor do transporte público de São Paulo.
Atualmente, as instalações possuem 19 carregadores, capazes de suportar o reabastecimento de cada ônibus em aproximadamente quatro horas. A recarga será feita sempre à noite, ao final do período diário, após os veículos passarem primeiramente pelas revisões preventiva e preditiva e pela lavagem.
Previsão para 2025
A previsão da Transcap é comprar 138 ônibus elétricos até 2025. No entanto, o plano enfrenta um desafio. Por ser uma infraestrutura complexa, a concessionária de energia elétrica precisa garantir o fornecimento para suprir a demanda, que crescerá a partir de agora.
Período de testes
Vale destacar que a escolha do modelo da BYD ocorreu após o período de testes de um ano, com os ônibus elétricos de várias fabricantes enfrentando as ruas muitas vezes esburacadas do percurso.
Com autonomia de 250 quilômetros, o D9W de 12 metros é encarroçado pela empresa Caio e transporta 71 pessoas. Ele possui piso baixo para facilitar a acessibilidade e vem equipado com ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB.
Ainda de acordo com a BYD, o ônibus 100% elétrico deixa de emitir 118,7 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano. Hoje, há 101 ônibus elétricos da montadora circulando em 23 municípios do Brasil – 18 deles em São Paulo.
Treinamento
A Transcap promoveu um treinamento com 200 motoristas da companhia. Isso porque a adaptação é necessária, uma vez que há diferenças entre ônibus a combustão e elétrico. Os motoristas se adaptaram bem às mudanças.
Vida útil de um ônibus elétrico
A vida útil também conta a favor dos novos modelos elétricos. A empresa calcula que eles devem ficar em operação ao longo de 10 anos. Já o modelo convencional permanece sete anos em circulação.
Finanças
Ainda não se sabe o real impacto financeiro com os ônibus elétricos, porém, a companhia acredita que a redução na planilha de custos será rigorosa. Hoje, os veículos com motor a combustão exigem mais manutenção. Por fim, com os veículos elétricos não haverá despesas com troca de óleo, diesel e componentes como o chicote do ar-condicionado. A economia é espantosa.
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