Peças de reposição integram iniciativa da agenda de ESG, que irá prevenir a emissão de quase 34 toneladas de gases ao ano
Um novo projeto da DHL Supply Chain, empresa de armazenagem e distribuição, em parceria com a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, une baixa pegada de carbono e reparo ágil de produtos, com uma iniciativa sustentável na área de transportes.
Peças de reposição
Além disso, em conformidade com os objetivos de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) de ambas as empresas, a DHL Supply Chain descarbonizou a distribuição de peças de reposição da Whirlpool na grande São Paulo. Por ano, em média, serão rodados 92 mil quilômetros, o que deve prevenir a emissão de aproximadamente 34 toneladas de gases ao ano.
As entregas zero emissão de carbono são realizadas em um raio de 100 km da capital, por meio de caminhões elétricos dedicados do tipo VUC (Veículo Urbano de Carga), com baixo custo operacional, bom espaço de carga e recarregamento rápido.
Distribuição das peças de reposição
Já a distribuição das peças de reposição para eletrodomésticos como fogões, refrigeradores, micro-ondas e máquinas de lavar acontece a partir da sede da Whirlpool em São Paulo (que já conta com uma base de recarga rápida). As peças são direcionadas a 170 assistências técnicas da Whirlpool.
De acordo com Deividy Martins, Gerente Sênior de Operações da DHL Supply Chain:
“A descarbonização de trechos logísticos é um passo fundamental para tornar mais sustentável as cadeias de suprimentos. Este projeto mostra também o potencial do mercado logístico de aftermarket para gerar valor ao consumidor final, uma vez que somos um elo fundamental para que o bem retome sua usabilidade e com baixo impacto. Além disso, alavancamos nossos objetivos sustentáveis e nossa oferta de soluções logísticas zero emissão.”
Pilares ESG
Contudo, a união das empresas reforça mais ainda o legado de mais de 60 anos da Whirlpool com os pilares ESG, contribuindo com a meta global de se tornar Net Zero até 2030.
Sobre isso, Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios e ESG da Whirlpool para América Latina, revela:
“Estamos comprometidos com as questões socioambientais há mais de seis décadas, atuando de forma ética e com governança. Ter iniciativas como os caminhões elétricos reforça que estamos no caminho certo, cientes de que as empresas têm seu papel em atuar em prol do planeta e das futuras gerações.”
Frota sustentável DHL
Além da iniciativa com a Whirlpool, a frota sustentável da DHL conta com mais 70 veículos elétricos dos modelos VUC, toco (caminhão semi-pesado) e carros utilitários elétricos. Eles realizam entregas verdes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Mobilidade urbana para entrega das peças de reposição
Porém, a operadora logística usa também bicliletas para entregas urbanas de baixo volume e dispõe de um centro de distribuição com uma usina solar no teto que gera quase toda a energia que consome.
Motoristas mulheres
Outro componente desta iniciativa é que os veículos serão conduzidos por motoristas mulheres. Hoje, a área de transportes possui uma presença feminina ainda tímida. Sendo assim, a DHL formou uma equipe com condutoras que vem crescendo e está com vagas abertas em outras operações.
Sobre a DHL Supply Chain
Atualmente, a DHL Supply Chain é um dos operadores logísticos com a maior frota de veículos elétricos de carga do Brasil, com uma frota zero emissões inclusive na emissão indireta do consumo de eletricidade, por realizar a neutralização com a aquisição de energia limpa do mercado, ou ainda com iRECs (Certificado de Energia Elétrica).
*Foto: Reprodução