Plano Nacional de Logística 2035 orienta os setores público e privado na tomada de decisões para que os serviços do setor melhorem
No dia 3 de novembro foi apresentando o novo Plano Nacional de Logística 2035. O planejamento pretende traçar uma visão estratégica da rede do setor de transportes no futuro. O conteúdo pertence ao Ministério da Infraestrutura e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Além disso, um dos principais objetivos do PNL 2035 é a transformação da matriz de transporte do Brasil para torná-la mais racional e sustentável.
Plano Nacional de Logística 2035
No planejamento, foram elaborados nove cenários futuros que sinalizam necessidades e oportunidades para a infraestrutura de transportes que possam trazer melhoria de serviços. Além do aumento da eficiência do transporte de cargas do país e redução de custos.
Segundo Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, é bastante importante ter um planejamento coerente e com detalhes.
“Hoje, o Ministério da Infraestrutura sabe para onde quer ir, onde quer chegar. Queremos ter uma matriz de transporte balanceada, com mais de 30% da nossa matriz sendo composta pelo sistema ferroviário. Nossa expectativa é reduzir em termos de 14% as emissões de CO2, de gases poluentes. Também queremos ter um transporte de 9% a 10% mais seguro com os investimentos que vão ser feitos.”
Para o futuro foi levado em consideração mais de 2 mil empreendimentos ou ações que foram mapeados. Um exemplo disso diz respeito a contratos de concessões e parcerias vigentes, obras públicas em andamento e em estudo de viabilidade. Assim também como novas ferrovias e todo o conjunto de arrendamentos, desestatizações e expansão de capacidade de portos.
Já nos panoramas de maior oferta de infraestrutura foram considerados empreendimentos que totalizam até R$ 789 bilhões em investimentos públicos e privados até 2035.
Investimentos mais positivos
Conforme relatório do PNL 2025, haverá investimentos em infraestruturas de transportes em todos os cenários, e que eles resultaram em impactos positivos na economia nacional e também regional.
Sobre isso, Arthur Lima, diretor-presidente da EPL, explicou:
“O PNL 2035 apresenta nove cenários futuros configurados por meio da alteração de quatro atributos: a infraestrutura, a macroeconomia, a legislação e a tecnologia. Em relação à infraestrutura na simulação dos cenários futuros foram considerados vários investimentos que totalizam quase R$ 800 bilhões em investimentos públicos e privados. Esse é o novo marco para construir uma rede integrada de transportes.”
Necessidades
Por conta de uma análise comparativa entre os cenários, ficou evidente que algumas necessidades gerais ao desenvolvimento da rede de transportes brasileira, inclui os modos de transporte ferroviário e aquaviário (cabotagem e navegação interior) a desenvolverem iniciativas para modernização das frotas e melhorias operacionais para compensar ou amenizar a queda de velocidade média proporcionada pela migração da carga.
Além disso, ainda há a necessidade dos modos de transporte de grande porte anteciparem as expansões de capacidade, especialmente o ferroviário e o portuário. O rodoviário também é uma das necessidades.
Construção coletiva
Por fim, uma das novidades da elaboração do PNL 2035 foi uma maior participação social ao longo do processo de construção. Além de contemplar eventos para coleta de subsídios como a realização de webinars, reuniões participativas com atores do setor e consulta pública.
*Foto: Unsplash/Matthew T. Rader