Práticas sustentáveis estão em 71% das companhias no país, mesmo diante do avanço na busca pelas ações, empresários contam que ainda enfrentam dificuldades de implementação
O universo ESG tem feito cada vez mais parte das empresas no Brasil. No entanto, sua adoção ainda não é uma movimentação fácil. De acordo com o relatório Panorama ESG 2024, publicado pela Câmara Americana de Comércio, na página 2 consta que que tais práticas sustentáveis estão presentes em 71% das companhias no país.
Práticas sustentáveis no Brasil
Por sua vez, a adoção de práticas sustentáveis têm se consolidado como uma tendência crescente no mundo empresarial, sobretudo no Brasil. Além disso, o estudo aponta que os CEOs desempenham um papel fundamental na promoção dessas ações, pois sua liderança e influência são determinantes para o sucesso dessa agenda.
Ainda sobre a adoção dessas práticas, elas possuem uma motivação diversificada. É o que revela o relatório, também nesta mesma página, onde indica que 78% das companhias priorizam ações com o propósito de
A motivação para adotar práticas ESG é diversificada. Segundo o relatório, na mesma página, 78% das empresas priorizam ações para abrandar impactos ambientais e sociais, com um aumento de 21% nas corporações que deram início com processos de redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, 77% das organizações buscam fortalecer sua reputação no mercado.
Líderes encontram dificuldades
Apesar de ser uma tendência nas empresas, os líderes ainda encontram dificuldades pelo caminho na implementação dessas adoções, o que corresponde a 40% das companhias.
Neste quesito, a busca por novas ferramentas e certificações se mostra com grande importância, uma vez que tais ações se atualizam constantemente.
Vale dizer que as certificações são fundamentais para as empresas, pois geram um meio estruturado de demonstrar o compromisso com práticas responsáveis nas áreas ambiental, social e de governança, segundo destacado na página 32 da publicação Quality Magazine.
Por fim, essas certificações ajudam a construir uma imagem de marca sólida e confiável, atraindo investidores e consumidores que valorizam a sustentabilidade e a ética, além de oferecer vantagens competitivas. Isso inclui acesso a novos mercados e parcerias, e também de reduzir riscos regulatórios e reputacionais.
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