Crescimento do setor agropecuário foi a atividade que mais se destacou nos primeiros três meses de 2021
O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário foi o que mais cresceu no primeiro trimestre deste ano entre as atividades que compõem a economia do país.
Crescimento do setor agropecuário
O crescimento do setor agropecuário registrou alta de 5,7% em relação aos três meses anteriores. E ainda foi destaque na composição do PIB do país, que teve um impacto econômico positivo além do esperado para o período.
Tal crescimento ocorreu diante da melhora na produtividade e no desempenho de alguns produtos. Entre os quais, a soja, indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o resultado também registrou alta da oleaginosa de 8,6%. Já o do fumo, foi de 3,6%; seguido pelo arroz, com 0,3% de alta.
Outras safras relevantes
Contudo, outras culturas apresentaram safras relevantes entre janeiro e março de 2021. É o caso do milho e mandioca. Entretanto, elas registraram queda na produção anual. O milho caiu 0,7%, e a mandioca, de 1,3%.
Pecuária e pesca
Em relação à pecuária e à pesca, o desempenho foi fraco no primeiro trimestre, “enquanto as estimativas para Produção Florestal foram positivas”, informou o instituto.
Já em comparação ao primeiro trimestre de 2020, o crescimento do setor agropecuário teve alta de 5,2%, afirmou o IBGE. E do ponto de vista de produção, foi a única atividade que registrou crescimento no acumulado dos quatro trimestres até março deste ano, com alta de 2,3%.
No período, os serviços tiveram queda de 4,5% e a indústria, de 2,7%. O PIB agropecuário fechou o trimestre com R$ 208,8 bilhões.
Resultado acima da mediana
Vale destacar que a atividade econômica do primeiro trimestre divulgada pelo IBGE ficou acima da mediana das previsões dos economistas. Neste caso, o crescimento de 1,2% fez com que as projeções de instituições financeiras aumentem até o fim do ano.
De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE:
“Esse crescimento é explicado pelo bom desempenho da agropecuária, com crescimento de 5,7%, muito explicado pelo aumento da nossa principal lavoura, a soja.”
Apesar de tímido, o setor de serviços e também da indústria registraram crescimento no trimestre. Sendo assim, o de serviços teve alta de 0,4% e a indústria, de 0,7%.
*Foto: Divulgação/ Ministério da Agricultura