Produção de biocombustíveis cresce, com etanol e biodiesel somando cerca de 43 bilhões de litros produzidos em 2023
A produção de biocombustíveis no Brasil alcançou recorde histórico em 2023. Isso é reflexo do crescimento vigoroso no setor, além da diversificação das fontes de energia renováveis no país. Juntos, etanol e biodiesel somaram cerca de 43 bilhões de litros produzidos. Os dados integram o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com o ministro de Minas Energia, Alexandre Silveira, os dados confirmam a posição do Brasil como líder na produção e uso de biocombustíveis em nível mundial, o que contribui ainda mais para a matriz energética nacional, bem como para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
Significa também que o Brasil está na liderança da transição energética justa e inclusiva, gerando desenvolvimento econômico e beneficiando toda a população.
Destaques do estudo
Por sua vez, o etanol se destaca por conta de seu crescimento de 15,5%, totalizando 35,4 bilhões de litros produzidos. Além disso, a produção de etanol anidro, que é misturado à gasolina nos postos, teve alta de 13,5% em comparação ao ano passado. Já a de etanol hidratado, vendido separadamente na bomba, aumentou 16,8% no mesmo período. A região Sudeste liderou a produção nacional desse tipo de combustível, com um volume de 17,2 bilhões de litros, o que corresponde a 48,5% da produção brasileira. Outros aumentos expressivos foram observados nas regiões Nordeste, Sul, e Centro-Oeste.
Produção nacional de biodiesel
Por fim, em relação ao setor de biodiesel, a produção nacional registrou mais de 7,5 bilhões de litros, puxada pelo aumento do percentual de mistura obrigatória ao diesel para 12%, a partir de 1º de abril de 2023. Já a região Sul destacou-se como a maior produtora, com 3,1 bilhões de litros, seguida pela região Centro-Oeste, com 3 bilhões. O biometano também apresentou um expressivo crescimento. Prova disso é que no ano passado, sua produção foi de 74,9 milhões de m³, uma alta de 12,3% em relação a 2022.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-da-mulher-com-carro-no-posto-de-gasolina_45154893.htm#fromView=search&page=1&position=48&uuid=2e5a0381-f01b-4102-b48b-acf366a8b5fe