Produção de ônibus no Brasil em 2022 tem a ver com o desempenho da indústria nacional de veículos e implementos para o transporte
Após dois anos consecutivos de queda, a produção de ônibus no Brasil deve atingir 14.611 unidades em 2022. Isso equivale ao crescimento de em torno de 17,36% na comparação com os resultados de 2021, quando foram produzidas 12.450 unidades.
Produção de ônibus no Brasil em 2022
A projeção da produção do ônibus no Brasil em 2022 foi apresentada por Ruben Bisi, diretor do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS). Ele revelou os dados durante uma live em 16 de dezembro, do seminário anual do SIMEFRE.
Além disso, o resultado de 2021 foi o pior que o setor de transportes atingiu nos últimos 11 anos. Isso significa uma retração de 23,71% sobre o total de 16.300 unidades produzidas em 2020, além de uma redução de 43,91% sobre o total de 22.197 unidades produzidas em 2019.
Todos esses valores estão muito abaixo da produção alcançada nos três primeiros anos da última década: 35.511 unidades em 2011, 32.548 em 2012, e 32.691 em 2013. Em suma, os números ruins refletem as condições impostas pela pandemia.
O que esperar a produção de ônibus no Brasil em 2022?
Risi afirma que há mais fatores positivos previstos para 2022. Entre os quais: a perspectiva de crescimento do PIB, em 2021 e em 2022.
Ele destacou ainda que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelam um crescimento estável do nível de emprego formal. E isso explica a importância para o setor de mobilidade, com o aumento da demanda de transporte para deslocamento das pessoas empregadas.
Disse também que o transporte de funcionários das empresas responsáveis pelas obras e o transporte de pessoas das mineradoras impactam positivamente o setor de fretamento.
Marco Legal do Transporte Público
Em contrapartida, Rise explicou sobre a construção do Marco Legal do Transporte Público.
“Temos duas iniciativas muito importantes. Uma delas é um projeto de lei do senador Antonio Anastasia –PL 3278/21, que tramita no Senado. A outra diz respeito à constituição de um fórum consultivo do Ministério Desenvolvimento Regional, do qual algumas entidades representativas do setor fazem parte, e que objetiva discutir uma ajuda emergencial para o setor e, também, uma reestruturação do transporte público, considerando alguma forma de mudar a contratação, a remuneração e as receitas extratarifárias.”
Testes para programa de renovação veicular
Contudo, ainda há a existência de testes de um programa de renovação veicular em três diferentes segmentos. Mas está sendo desenvolvido um piloto de renovação de caminhões em Minas Gerais e que, em janeiro e fevereiro de 2022, será desenvolvido no Rio Grande do Sul um piloto referente à renovação de ônibus.
Ele destacou que haverá iniciativa similar no tocante aos semi-reboques, em Santa Catarina:
“Trata-se de uma forma de criar um mercado. O governo federal deverá buscar a aprovação do programa no Congresso. A ideia é tirar veículos com mais de 30 anos de circulação. E no caso de ônibus e carretas, retirar os veículos com mais de 20 anos.”
Por fim, o dirigente citou o esforço do setor para buscar junto ao BNDES financiamento concernente ao mercado interno “mas, principalmente, no sentido de manter o Fundo Garantidor de Crédito para Exportação”.
*Foto: Unsplash