Produções de arroz e soja são afetadas e impacta negativamente no agronegócio
Há dias acompanhamos a tragédia climática que assolou o estado do Rio Grande do Sul, o que resultou em municípios inteiros submersos, além das produções agropecuárias da região que foram diretamente afetadas, com destaque para o arroz e a soja.
Produções de arroz e soja são afetadas
Sendo assim, as produções de arroz e soja são afetadas, gerando um alto impacto econômico negativo no abastecimento do estado e do país. De acordo com Gedeão Pereira, presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, além das plantações inundadas, o agronegócio gaúcho enfrenta questões logísticas que só dificultam o escoamento dos alimentos para o restante do Brasil. Isso porque as estradas foram destruídas e centros de distribuição foram afetados totalmente.
Já em relação ao fornecimento de arroz, tanto a indústria quanto o governo federal estão preocupados com a situação. Isso porque este cereal é responsável por cerca de 70% do que é consumido no país, sendo líder neste segmento.
Colheita de arroz
Entretanto, da safra total do produto, 80% já havia sido colhido. Mas, os outros 20% ficaram embaixo d’água e silos (sistemas de armazenagem).
Perdas incalculáveis
Contudo, ainda não se sabe quanto foi perdido, porém, as fábricas e o governo planejam importar arroz. Mas, até o momento não há risco de desabastecimento do grão no Brasil pelos próximos 10 meses.
Produção de soja
Por fim, na vice-liderança de produção da soja, o estado gaúcho tinha a previsão de produzir 21,8 milhões de toneladas nesta safra, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento. No entanto, por conta das enchentes o estado pode perder até 6% da colheita, indica uma pesquisa do Datagro.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-textura-de-arroz_4251776.htm#fromView=search&page=1&position=6&uuid=510c7ef1-75e9-4b12-bf70-ac874f40fc32