Ricardo Knoepfelmacher, também conhecido como Ricardo K, é sócio da RK Partners. A assessoria financeira especializada em reestruturação de empresas.
Em 2018, a expertise do economista Ricardo K foi essencial para que o grupo Odebrecht contratasse seus serviços. O objetivo de sua consultoria era recuperar a Odebrecht e alavancar a companhia sucroenergética Atvos. A corporação é considerada o braço de agronegócio da Odebrecht, antigamente chamada de Odebrecht Agroindustrial.
Recuperação da Odebrecht
O processo de reestruturação da construtora priorizou inicialmente a realização de negociações privadas para que não houvesse recuperação judicial. Desde 2018, a organização tem encontrado soluções para reduzir uma dívida bastante alta, que já chegou a atingir 90 bilhões no final de 2017.
Apesar da situação crítica, a construtora opera normalmente e seu capital financeiro independe dos grupos que controlam as outras empresas em que possui participação, como a Braskem. A corporação petroquímica é o maior negócio que a empreiteira possui atualmente e serviu de garantia para fechar acordos com os bancos Itaú, Bradesco, BB, Santander e BNDES.
Somado a tudo isso, a contratação de Ricardo K para rever os pontos necessários para reestruturar diretamente a Atvos. No final de 2018, a controlada sucroalcooleira possuía uma dívida de R$ 12 bilhões. A consultoria financeira também foi designada para reerguer a companhia voltada ao ramo imobiliário, OR.
Atvos e a produção de energia sustentável
Fundada em 2007 sob o nome Odebrecht Agroindustrial, o braço do setor de energia limpa do conglomerado empresarial brasileiro passou a chamar Atvos a partir de 2017.
A Atvos produz e negocia açúcar VHP, energia elétrica e etanol por meio do princípio ativo da cana-de-açúcar e biomassa. E em relação ao etanol, a companhia desenvolve duas variações: o anidro e o hidratado. O primeiro tipo é misturado à gasolina de acordo com o que é permitido pela legislação brasileira. Já o hidratado é matéria-prima na produção de polietileno verde, fármacos e cosméticos, além de itens de limpeza.
É muito importante para a empresa a ligação com o meio ambiente, que se traduz em produção de energia renovável.
Atualmente, o grupo possui capacidade para processar mais de 36 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Possui um total de nove usinas espalhadas pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Ricardo K – o nome forte da Reestruturação Empresarial
Com 25 anos de experiência no setor de reestruturação empresarial, Ricardo K, é CEO da RK Partners, fundada em 2014.
Ricardo K foi responsável pela reestruturação das companhias Bombril e PDG, além de 96 casos de recuperação de outras empresas. Por isso, para o economista, mesmo que uma corporação esteja passando por uma situação de crise, ela pode ser recuperada. Todavia, seus dirigentes necessitam de humildade para colocar em prática mudanças drásticas e aceleradas, mas decisivas para o processo de reestruturação.
Os casos de sucesso atribuídos a ele em conjunto com a RK Partners, que é especializada em reorganizações empresariais complexas, levaram o grupo a ser chamado para reestruturar a Atvos.
Em 2022, Ricardo K. virou sócio da Atvos, em um movimento concomitante com o novo investimento de Mubadala na gigante energética.