Selo de viagem sustentável da empresa conta com uma série de critérios que podem ser adotadas pelas propriedades
A Booking.com acaba de lançar o selo ‘Viagem Sustentável’. O objetivo é fornecer informações importantes a todas as pessoas que desejam viajar de forma mais responsável com o meio ambiente.
Selo de viagem sustentável – como funciona
O selo de viagem sustentável da Booking está disponível a todas as propriedades que implementaram uma série de práticas e que cumprem o requisito mínimo de impacto para o destino em que estão.
Segundo o levantamento da própria plataforma de viagem, 81% dos viajantes globais desejam se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano. E mais de dois terços (67%) dos viajantes esperam que o setor ofereça mais opções nesse sentido.
Além disso, a iniciativa é a primeira do tipo no setor e visa oferecer aos viajantes uma forma clara, consistente e fácil para identificar estadias de maior sustentabilidade. E isso independentemente do destino que desejam conhecer.
Medida universal
Contudo, a empresa aliada da Travalyst Coalition, pretende criar uma medida universal e transparente para informações de propriedades sustentáveis em todo o setor. A primeira versão do selo chancela a primeira série de atributos validada pelo Travalyst Independent Advisory Group. O foco é destacar as práticas que são mais importantes para vários tipos de acomodação, e ainda mostrar seu potencial de alto impacto.
Colaboração
Todavia, a Booking.com também colaborou com especialistas do setor para identificar um conjunto das práticas mais impactantes que uma propriedade deve levar em conta. Sendo assim, se chegou cinco áreas principais: lixo; energia e gases do efeito estufa; água; apoio às comunidades locais; e proteção à natureza.
Hoje, essa estrutura principal está dividida em 32 medidas ou práticas específicas de sustentabilidade que as propriedades podem implementar. Isso vai desde a eliminação de produtos de higiene com embalagens descartáveis ou a substituição para lâmpadas LED, até o funcionamento de certa porcentagem dos lucros na comunidade local e em projetos de conservação.
Metodologia sólida
Já a partir da parceria da Booking com a empresa de consultoria Sustainalize, a ideia foi desenvolver uma metodologia sólida que avalia o peso relativo dessas práticas dentro de um modelo.
Tal peso depende inteiramente do impacto social e/ou ambiental das práticas. Além disso, o modelo também serve para identificar parceiros que buscam adotar iniciativas significativas de sustentabilidade.
O cálculo considera ainda a localização da propriedade e seu tamanho, melhorando assim a precisão e aplicabilidade do modelo em relação à grande variedade de parceiros da plataforma de viagem. Informações mais detalhadas sobre como propriedades do mundo todo receberam o selo de viagem sustentável estão disponíveis na seção atualizada do manual, no Partner Hub da Booking.com.
À medida que o lançamento continua, o ícone ‘Viagem Sustentável’ também vai começar a aparecer nos anúncios das propriedades na página de resultados de pesquisa nas próximas semanas, junto com um filtro de Viagem Sustentável.
*Foto: Divulgação/Booking.Com