Sementes de soja têm apoio da ABRASS com etapa avançada para dar continuidade ao Protocolo de Sementes estão previstos mais 3 GTs
Neste mês de setembro, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) abordou os aspectos da semeadura à colheita dos campos de produção e também quanto aos parâmetros relacionados aos procedimentos e operações do pós-colheita, apareceram no início da 2º fase do projeto – Protocolo de Sementes.
Sementes de soja
As sementes de soja de alta qualidade ainda tem como responsáveis neste processo de produção os especialistas Geri Eduardo Meneghello e Francisco Amaral Villela, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No caso, eles atuam na coordenação de trabalhos e elaboração da redação final de boas práticas.
GTs
Para essa segunda fase do projeto cinco Grupos de Trabalhos (GTs) foram constituídos com o objetivo de identificar os principais temas dentro dos protocolos preliminares que serão usados para a construção do protocolo definitivo, na busca para estipular padrões de excelência na produção de sementes de soja, o que trará benefícios significativos para toda a cadeia produtiva.
GT1
No GT 1 os multiplicadores seguiram debates quanto às – Fases de Campo, com pontos conduzidos pelos professores e que devem ser considerados como: planejamento de produção, origem da semente, condução da lavoura, inspeções e vistorias de campos, dessecação, colheita, critérios de qualidade na colheita e a gestão operacional.
GT2
No GT2 o grupo discutiu também sobre os aspectos principais da – Fase de Pós-colheita, sendo: a capacidade de colheita x capacidade de recebimento, recepção e padrões de recebimento, pré limpeza, capacidade e monitoramento de secagem, limpeza de sementes, classificação de sementes, mesa densimétrica, tratamento de sementes, movimentação de sementes na pós-colheita, dificuldades no armazenamento definitivo, resfriamento de sementes e o monitoramento das condições ambientais durante armazenamento.
Reuniões online
Os especialistas afirmam que as reuniões online são grandes oportunidades de melhorar, avaliar os desafios e as perspectivas dos produtores sobre os processos.
Próximas passos da segunda fase do projeto
Por fim, para prosseguir com o Protocolo de Sementes estão previstos mais 3 Grupos de Trabalhos (GTs), que estrategicamente levantarão as preliminares sobre fases: de Controle de Qualidade, Expedição e Pós Venda, e a Capacitação e comprometimento de pessoas.
Fonte: Foto de hryshchyshen na Freepik