Soja no acumulado deve registrar vendas externas de 78,7 milhões de toneladas, de acordo com dados da Anec
Na última quinta-feira (9), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) afirmou que a soja no acumulado deve embarcar 4,44 milhões de toneladas do grão em setembro, ante 3,91 milhões de toneladas registradas no mesmo mês de 2020.
Soja no acumulado de setembro
Entretanto, em relação ao mês passado, a projeção da entidade é de queda. Isso indica que foram exportadas 5,79 milhões de toneladas no mês de agosto.
Contudo, a soja no acumulado deste mês conta com volume de exportação esperado que vai em linha com a programação de embarques de navios. Esta foi mencionada no “line-up” da agência marítima Cargonave, segundo reportagem da Reuters publicada também semana passada.
Sendo assim, caso a estimativa se concretize, o Brasil deve registrar vendas externas de 78,7 milhões de toneladas de soja no acumulado do ano até setembro, de acordo com dados da Anec.
Situação do Milho
Por outro lado, para o milho, a associação enxerga embarques de 2,673 milhões de toneladas. Neste caso, seria uma queda brusca ante os 5,763 milhões enviados ao exterior em setembro de 2020, em razão da quebra na segunda safra do cereal.
Vale lembrar que em agosto veio à tona que a produção brasileira de soja e milho verão 2021/22 atingiria o recorde de 143,3 milhões de toneladas.
Ainda no mês passado, as exportações do cereal avançaram 4,2 milhões de toneladas, versus 6,68 milhões um ano antes, e chegam a 12,8 milhões de toneladas nos nove primeiros meses do ano.
*Foto: Divulgação/Unsplash