Soja Plus tem o objetivo de melhorar continuamente a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais
O Soja Pus vai iniciar seu décimo ano de atividades com atuação consolidada em sete estados brasileiros. E ainda com perspectiva de expansão para o Tocantins. Hoje, a iniciativa é o maior programa de assistência técnica do país.
Soja Plus – criação
O projeto foi criado em 2012 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (APROSOJA MT). A iniciativa tem como principal objetivo melhorar continuamente a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais.
De acordo com Bernardo Pires, gerente de Sustentabilidade da Abiove:
“Comemoramos o início do decimo ano de atividades do Soja Plus em 2021 totalizando 2.990 fazendas atendidas pelo programa na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí.”
Cursos
Além disso, o Soja Plus oferece cursos para que os produtores, gerentes e funcionários entendam melhor as legislações socioambientais aplicadas ao meio rural no intuito de implementá-las.
Ao todo foram ministrados 522 cursos para 7.830 participantes sobre saúde e segurança do trabalho, legislação trabalhista, trabalho em altura, ambientes confinados, classificação de grãos, gestão econômica, regularização ambiental e construções rurais.
Pires ressaltou ainda:
“Ao longo do ano passado, levamos o Soja Plus para o Maranhão e o Piauí, estados em que a presença da soja está se expandindo e onde a demanda por conhecimento sobre as melhores práticas para conciliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais é fundamental.”
No total, foram 20 propriedades atendidas no Maranhão e outras 11 no Piauí em 2020.
Pontos a serem melhorados
Para a produtora de soja de Alto Parnaíba no Maranhão, Yara de Geus:
“O programa Soja Plus foi de grande valia, trouxe informações relevantes e os coordenadores demonstraram clareza e conhecimento em diversos pontos a serem melhorados dentro da propriedade.”
525 novas fazendas
Além das propriedades nos dois novos estados, o Soja Plus também passou a atuar, ao longo do ano 2020, em 525 novas fazendas dos demais estados. Atualmente, todas as propriedades beneficiadas pelo programa produzem um total de 13 milhões de toneladas de soja por ano. Isso corresponde a quase 10% da produção nacional da oleaginosa.
Pires reforça:
“Há muito espaço para crescimento do Soja Plus, mas só conseguimos atingir números tão positivos até agora, graças às fortes parcerias com as associações e federações de produtores rurais que estabelecemos ao longo dos anos e que operam o programa em seus respectivos estados.”
Coordenação regional
Já a coordenação regional das atividades é conduzida pela APROSOJA MT, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT/MS), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (FAEMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), e o Instituto BioSistêmico (iBS).
Em área, o Soja Plus abrange aproximadamente 3,7 milhões de hectares. Mas desde 2012, já foram investidos recursos financeiros da ordem de R$ 33 milhões diretamente nas fazendas.
*Foto: Divulgação