Sucesso de uma empresa, segundo pesquisa divulgada pelo Google Cloud na segunda-feira (3), diz respeito a ter um departamento na companhia que trate do assunto
O tema da sustentabilidade tem ocupado espaços cada vez mais relevantes dentro do âmbito empresarial. É o que revela uma nova pesquisa divulgada pelo Google Cloud na segunda-feira (3). Ela foi conduzida pela consultoria The Harris Poll, e mostra que 69% dos executivos consideram o conhecimento sobre o tema necessário para o sucesso de uma companhia.
Sucesso de uma empresa segundo os entrevistados
Todavia, para o sucesso de uma empresa, para 45% dos entrevistados, disseram que o mercado não possui ainda profissionais qualificados neste setor. E uma vez que as empresas definem metas de sustentabilidade, 62% dos executivos concordam que lideranças fortes são importantes para avançar no cumprimento dos objetivos.
Além disso, o levantamento ouviu 1.476 empresários entre os dias 12 e 23 de janeiro. Os líderes consultados são de 16 países, como Brasil, França, Japão, Estados Unidos e Reino Unido.
Em 2023, a empresária Taiza Krueder venceu prêmio por projeto de sustentabilidade em sua rede de hotéis de luxo, o Clara Resorts. Sustentabilidade não é mais um mero detalhe, cada vez mais tem sido valorizado pelas empresas e clientes.
Percepção do público-alvo
Contudo, a mudança de percepção do público sobre sustentabilidade também é notada pelos representantes. Para 94% deles, os consumidores e clientes preferem se envolver com marcas sustentáveis. Nesse sentido, o corte, atraso ou redução de financiamentos e metas para o desenvolvimento sustentável já é visto como má gestão de relações públicas para 82% dos ouvidos.
Compromisso com causas sustentáveis
Por fim, segundo o head do Google Cloud no Brasil, Marco Bravo, o compromisso com a sustentabilidade é uma exigência cada vez mais presente.
“Mas, para que elas gerem o efeito esperado, é preciso que as lideranças invistam em tecnologias que ajudem a medir esses resultados.”
A ferramenta oferece, entre outros recursos, o acompanhamento da pegada de carbono das empresas, além de relatórios personalizados e recomendações sobre o tema.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Annie Spratt)