Por definição, um hotel sustentável tem como regra utilizar os recursos naturais de forma equilibrada, de modo a garantir que as gerações futuras tenham acesso a esses bens. Um negócio que não apenas levanta a bandeira da sustentabilidade, mas vive essa causa, passa pela aplicação de diversas medidas, por exemplo, como estabelecer uma política de descarte de resíduos, além de uma rede de tratamento de esgoto adequada.
O projeto de um hotel sustentável começa na planta, pois a construção do negócio precisa da liberação de uma empresa especializada em licenciamento ambiental, que considera a preservação das áreas verdes presentes no local da obra. Nesse momento do projeto, deve ser considerado o descarte de dejetos e o tipo de captação de energia que será utilizada pelo hotel.
Vantagens de ter um hotel sustentável
Antes de se tornar um hotel sustentável, é importante que a empresa adote esse perfil como política do negócio, a ponto de atrair consumidores que compartilham do mesmo ideal. Além de fazer bem para o planeta, aplicar a sustentabilidade em um hotel ou resort, pode trazer vantagens competitivas como: destacar o seu negócio da concorrência, promover o debate ambiental e gerar economia na operação.
Para falar sobre as vantagens de ter um hotel sustentável, o portal Biodiesel Brasil conversou com a CEO do Grupo Clara Resorts, Taiza Krueder. O resort foi eleito na edição deste ano, como Melhor Hotel com projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil.
10 soluções para ter um hotel sustentável
No decorrer da entrevista, Taiza Krueder, levantou 10 soluções para ter um hotel mais sustentável, entre elas estão:
1. Reduzir o consumo de água
As medidas sugeridas aqui vão variar de acordo com o tamanho do hotel, por isso, quanto maior o espaço, maior será o impacto ambiental gerado. Por exemplo, um resort recebe um volume grande de pessoas por dia e isso impacta diretamente no consumo de água. E uma solução viável seria reutilizar a água de irrigação, criando um novo fim para esse recurso.
2. Reduzir o consumo de energia
Em um hotel é preciso garantir a qualidade do sistema de iluminação dos quartos, a segurança dos corredores, o funcionamento do sistema de vigilância, dentre outras funções que dependem da captação de energia. No Clara Resorts, a energia é 100% renovável, pois usa a captação solar que abastece os apartamentos e as piscinas.
3. Reduzir o uso de papel
Em um hotel é preciso garantir a qualidade do sistema de iluminação dos quartos, a segurança dos corredores, o funcionamento do sistema de vigilância, dentre outras funções que dependem da captação de energia. No Clara Resorts, a energia é 100% renovável, pois usa a captação solar que abastece os apartamentos e as piscinas.
4. Reduzir o uso de materiais descartáveis
Substitua embalagens de plástico por produtos feitos de materiais duráveis, como talheres de metal, copos de vidro e distribuição de filtros de água para diminuir o consumo de garrafas plásticas. Caso o uso de materiais descartáveis seja necessário, dê preferência para produtores locais, assim, você reduz a emissão de carbono gerada pelo transporte e estimula a economia local.
5. Trocar produtos de limpeza tradicionais
Manter a organização e limpeza de um hotel não é tarefa fácil, quanto maior o tamanho, maior é a necessidade de usar produtos de limpeza. Pensar no seu descarte é a tarefa desse tópico, troque produtos tradicionais por opções agradáveis ao meio ambiente.
6. Pensar nos tipos de tratamentos de esgoto e água
Instalar tratamentos de esgoto e água em ETE’s e ETA’s próprias são as alternativas mais sustentáveis para o seu hotel. ETE trata o esgoto, de modo que a água pode ser devolvida para a natureza ou reutilizada para uso industrial ou na irrigação. ETA trata a água para que ela não ofereça riscos para o consumo.
7 – Reciclar e separar o lixo
É importante pensar em qual será o fim dos resíduos gerados pelo seu hotel. Separar o lixo seco do orgânico, além de dividir um recipiente para cada tipo de reciclável, ajudará no momento da coleta e também reduzirá os riscos desses resíduos voltarem para a natureza.
8. Implantar hortas orgânicas
Ter uma horta orgânica no hotel evita o uso de poluentes na água e no solo, e ainda disponibiliza alimentos de qualidade para os hóspedes. Outra alternativa, é oferecer uma feira de orgânicos para visitantes e funcionários.
9. Implementar uma taxa social
Essa alternativa pode ser apresentada no momento do check-out, arrecadando uma pequena contribuição dos hóspedes, que será convertida em benefícios para a comunidade e para o meio ambiente.
10. Ser transparente
Um hotel sustentável valoriza o impacto social gerado por meio de suas atividades. Por isso, é de grande importância promover a transparência diante dos seus consumidores, evidenciando todo o percurso da cadeia produtiva do negócio e como o hotel oferece os seus serviços com menos impacto ambiental.