Usina de etanol de milho em Mato Grosso será construpida na cidade de Diamantino, com previsão de começo das obras para o segundo semestre deste ano, e inauguração em janeiro de 2026
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou na última sexta-feira (10), a instalação de mais uma usina de etanol de milho em Mato Grosso, junto ao dono da indústria, Joci Piccini.
Usina de etanol de milho em Mato Grosso
A usina de etanol de milho em Mato Grosso será construída na cidade de Diamantino, com previsão de começo das obras para o segundo semestre deste ano, e inauguração em janeiro de 2026.
Potencial do estado para mais uma usina
Além disso, Joci Piccini destacou que o potencial do estado é inquestionável. Portanto, não deve haver dúvidas ao escolher o município de Diamantino para a instalação do empreendimento.
Ele disse ainda que o Brasil será um grande fornecedor de etanol de milho. Sendo assim, eles destacam que o estado mato-grossense seguirá na liderança desse processo. Trata-se de um processo de investimento que conta com a validação do governo estadual. Além disso, a região pretende construir uma estrutura com tecnologia 100% brasileira. Ou seja, que possua autossuficiência energética e que fomentará a geração de emprego e a economia do estado.
Ainda segundo o governador, a empresa construtora da usina irá investir em torno de R$ 700 milhões e gerar mais de 600 empregos direta e indiretamente na região.
Tal investimento pode potencializar o desenvolvimento econômico em Mato Grosso, além de permitir a criação de novas vagas de emprego, colocando o estado no pódio de crescimento industrial.
Ranking nacional de produção de etanol de milho
Vale lembrar que em 2023, o estado liderou o ranking nacional de produção de etanol de milho, somando 4,4 bilhões de litros produzidos, o que corresponde a 73% de toda a produção no país.
Esse investimento demonstra o avanço no processo de industrialização no Estado, que tem se destacado no mercado nacional e internacional pela grande capacidade de produção.
Apresentação do projeto
A reunião de projeto para anunciar a construção da usina no município contou com a presença do ex-prefeito de Diamantino, Chico Mendes, que ressaltou a importância da usina para o município.
Para ele, o Governo tem sido um grande parceiro para o município, investindo, desenvolvendo e mudando a realidade de todos os moradores da região. Consequentemente, mais empresas podem investir e acreditar no potencial do Mato Grosso.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-agricultura-de-campo-de-milho_9366582.htm#fromView=search&page=2&position=18&uuid=6e3ec2f2-da10-4406-974b-b3837bb02951