Com veículos a diesel em elétricos, cresce maior demanda por sustentabilidade no país
Cada vez mais lançamento de novos modelos elétricos no Brasil, coloca o país na lista que movimenta o setor de transportes de forma mais sustentável. Converter veículos a diesel em elétricos tem sido visto com mais frequência entre os caminhões, mas também os carros de passeio.
Veículos a diesel em elétricos
Entre as empresas que aderiram à prática está a Volkswagen. Neste caso, ela entra com sua linha e-delivery, com um caminhão elétrico que parte do valor de R$ 780 mil até o valor máximo de R$ 980 mil (maior capacidade e autonomia).
Valor para conversão ainda é alto
Entretanto, o valor para conversão de veículos a diesel em elétricos ainda é alto. Portanto, para renovar a frota, e ainda a alta dos preços dos combustíveis, nem todas as empresas conseguem viabilizar este quesito.
Empresa de São Bernardo tem a solução para conversão de veículos a diesel em elétricos
Pensando nisso uma empresa de São Bernardo do Campo (ABC paulista), oferece uma solução alternativa. A Eletra é responsável por trazer o trólebus (ônibus elétricos conectados a cabos de energia) ao Brasil. E também por desenvolver ônibus EVs para o transporte urbano, convertendo caminhões a diesel em elétricos. Este processo é batizado de e-retrofit.
De acordo com a gerente comercial da Eletra, Maria de Oliveira:
“Desde o começo, nós nunca produzimos um trem de força elétrico. Sempre adaptamos os sistemas de tração já existentes, isso garante um ciclo completo de sustentabilidade, já que eliminamos um veículo poluente.”
Além disso, os veículos eletrificados possuem vida útil entre 8 e 15 anos. Entretanto, a idade não é um poblema, pois a conversão também atualiza outras partes, como: eixos, suspensão e freios. Eles passam a ser regenerativos, recuperando a energia gerada nas frenagens em energia elétrica para as baterias.
Transporte urbano de carga
Hoje, o foco da Eletra está no transporte urbano de carga. Sendo assim, os veículos convertidos podem ter autonomia de 30 a 150 km e peso bruto de 3,5 a 54 toneladas. E se comparados ao e-delivery, o alcance pode parecer pequeno, já que no pacote com 6 baterias o caminhão da Volkswagen pode rodar até 210 km. Porém, o processo é customizável, e tudo depende da necessidade do cliente.
“Estamos com um projeto novo, (…) ele consiste em ‘retrofitar’ caminhões enormes de matéria prima, que levam o material de um ponto a outro da fábrica. Nesse caso eles não precisarão ter uma autonomia tão alta, pois percorrem uma distância muito curta por dia.”
Adesão no mercado
O mercado conquista mais empresários. Prova disso é que a Ambev já anunciou que 102 caminhões de sua frota foram convertidos pela Eletra. Os primeiros testes realizados pela empresa indicaram um consumo de 1kw/h por quilometro rodado. A empresa afirma que esse número corresponde a uma economia de 70% em relação ao diesel.
Outra vantagem é que o EVs oferecem uma redução de manutenção e maior viabilidade de entregas em determinados locais, em razão da ausência de ruído dos veículos.
Preços
Embora a conversão ainda tenha um valor alto, o preço do retrofit é atrativo por outros fatores. O gerente diz que, dependendo do projeto, os custos de uma conversão podem ser de 25% a 30% menores ao serem comparados à compra de um veículo novo com o conjunto elétrico de fábrica.
Além disso, por ser customizável, não é necessário que o cliente espere os lançamentos do mercado. Isso porque ele pode reutilizar um veículo que já é de sua propriedade.
Além da Ambev, a empresa de segurança Protege também já trabalha com a eletrificação e possui primeiro carro-forte elétrico do mundo.
*Foto: Divulgação