Veículos movidos a célula de combustível compreendem vans e caminhões leves; ao todo a montadora produzirá 580 unidades
Na última terça-feira (19), a Toyota anunciou que vai trabalhar com montadoras parceiras para desenvolver vans comerciais e caminhões leves movidos a célula de combustível.
Assim como a montadora japonesa, outras empresas tem se preocupado com a produção de veículos neste momento. É o caso da Audi e WWCO que firmaram acordo recentemente para uma entrega 100% sustentável no Brasil.
Veículos movidos a célula de combustível
Os veículos movidos a célula de combustível serão desenvolvidos para um projeto de promoção do uso generalizado de meios de transportes eletrificados. E, eventualmente, para o mercado de massa. O projeto tem previsão de início para janeiro de 2023, com veículos sendo usados para transportar mercadorias entre Tóquio e Fukushima.
Além disso, a Toyota disse ainda que vai trabalhar com os especialistas em miniveículos Daihatsu e Suzuki. A ideia é desenvolver pequenas vans comerciais elétricas para começar uma produção no rpóximo ano, além de iniciar as vendas no mercado de massa em um momento oportuno.
Miniveículos
Ainda em relação aos miniveículos, eles terão versões a gasolina com cilindradas de até 600cc, que são um segmento bem específico para o Japão. Hoje, esse meio de transporte corresponde a quase 60% de toda a frota comercial do país e cobrem também muitas áreas que são acessíveis apenas a eles, por conta do seu pequeno porte.
Por outro lado, a Toyota trabalhará também com os fabricantes de caminhões Isuzu e Hino no desenvolvimento de caminhões leves movidos a células de combustível.
Duração do projeto
Por fim, o projeto tem cronograma para durar até março de 2030. Ele está sendo organizado por uma coalização de veículos elétricos comerciais, liderada pela montadora, com a participação de governos locais, empresas de logística e energia.
Aproximadamente 580 veículos serão produzidos para uso no projeto.
*Foto: Unsplash