Vendas de vinho no e-commerce também abrange países emergentes
O mercado global de e-commerce de vinhos vive um período significativo de ajuste depois de uma etapa de grande crescimento durante a pandemia. Prova disso é que o ano de 2023 registrou uma queda nas vendas de vinho online. No entanto, os números recentes de vendas sugerem que essa mudança é mais uma correção de mercado do que um sinal de declínio a longo prazo.
Vendas de vinho no e-commerce
Recentemente, a Forbes americana reportou alguns dados importantes em torno das vendas de vinho no e-commerce. Segundo especialistas do setor, o futuro deste segmento está na capacidade das marcas de compreender e se adaptar aos comportamentos e preferências em evolução dos consumidores, sobretudo no que diz respeito às dinâmicas de mercado variadas entre as regiões.
Além disso, o e-commerce oferece uma grande quantidade de benefícios no que tange a experiência de compra de vinhos.
Já para o sommelier Luciano Mestrich, nos últimos anos, o setor nacional passou por uma verdadeira revolução, com um aumento significativo na demanda por vinhos de qualidade – tanto nacionais quanto internacionais.
Vendas globais
Por sua vez, as vendas globais de vinho online em 2023 seguiram em torno de 40% acima dos níveis pré-pandemia, totalizando quase US$ 11 bilhões.
Além disso, ao personalizar o conteúdo digital para atender às necessidades específicas dos consumidores, as marcas podem maximizar seu impacto e valor em um mercado online competitivo.
Millennials
Por sua vez, os millennials são um público muito importante para o futuro das vendas de vinhos online, principalmente em mercados emergentes. Eles já possuem um hábito maior de compras online e suas jornadas de compra quase sempre começam com pesquisas online.
Na prática, um conteúdo digital de alta qualidade em várias plataformas é crucial para atrair millennials para uma marca, o que impacta num retorno sobre o investimento.
Vale dizer também que o comportamento de compra dessa geração é influenciado por sua identificação com os valores da marca. Portanto, as marcas de vinho devem ter uma comunicação clara e consistente que sua identidade está em todos os pontos de contato digitais.
Mercados maduros
Já em relação aos mercados maduros como Austrália e Reino Unido, as vendas de vinhos online são dominadas por plataformas de e-commerce tradicionais, como supermercados e varejistas especializados, atendendo sobretudo a um público consumidor mais velho.
Em contrapartida, em mercados emergentes, onde o consumo de vinho e o e-commerce cresceram em paralelo, a base de consumidores é mais jovem, aspiracional e acostumada a fazer compras pela internet através de aplicativos e plataformas sociais.
Avanço da tecnologia
Por fim, as marcas de vinho devem aproveitar a tecnologia para aperfeiçoar a experiêcnia onlibe e torná-la contínua e consistente em todos os pontos de contato. Isso inclui plataformas digitais e interações presenciais.
Fonte: Foto de stavros16 na Freepik