Viagem de carro elétrico entra no tema mobilidade e ganha cada vez mais destaque no setor
Nos últimos anos, a mobilidade elétrica é um tema que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, especialmente após as metas do Acordo de Paris para conter o aumento do aquecimento global; da pandemia de Covid-19, que trouxe uma nova reflexão a respeito do consumo mais consciente; e da proibição de fabricação veículos de combustão interna após 2035 na Europa.
Infraestrutura
Entretanto, mesmo com o avanço no setor de transportes deste tipo, a infraestrutura para carros elétricos ainda é um dos maiores desafios para os consumidores no Brasil, principalmente em relação às estações de recarga.
Por outro lado, apesar de tímido e longe do ideal, a eletromobilidade no país evoluiu bastante com o aumento da compra de carros elétricos. Prova disso é que no acumulado até julho de 2022, as vendas de veículos eletrificados foram de 23.033 unidades, um crescimento de 31% na comparação com os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Bateria dos veículos elétricos
Segundo a entidade, o segmento de eletrificados chegou à marca histórica de 100 mil unidades emplacadas no país em julho deste ano.
Viagem de carro elétrico
Além disso, com a finalidade de proporcionar uma melhor experiência de viagem de carro elétrico ao consumidor, Ana Kira, Head de Eletromobilidade da Raízen, empresa licenciada da marca Shell e responsável pelo lançamento do programa de eletromobilidade Shell Recharge no Brasil, elencou sete dicas para os proprietários de carros elétricos considerarem antes do seu próximo trajeto de longa distância.
Confira a seguir:
1 – Comece a viagem com bateria completa: ao sair de casa, tenha a bateria do carro cheia, para utilizar ao máximo a autonomia do veículo e evitar paradas.
2 – Planeje sua rota: programar sua viagem com antecedência traz maior tranquilidade no momento de recarga e ajuda a economizar tempo quando estiver na estrada. Ao escolher uma rota com estações de recarga rápida, você terá maior tranquilidade também em seguir ao destino com confiança, segurança e com uma ótima experiência. Isso porque em até 35 minutos seu carro estará carregado. Nos finais de semana, a probabilidade de encontrar mais tempo de espera nas estações de carregamento é significativamente maior. Portanto, para não correr esse risco de enfrentar longas filas, consulte a disponibilidade dos carregadores da região no aplicativo Tupinambá e faça sua reserva.
3 – Aplicativo Tupinambá: o app desenvolvido pela startup Tupinambá Energia reúne mais de mil pontos de recarga mapeados em todo o país, além de permitir a visualização dos carregadores disponíveis nas estações em tempo real, fazer a reserva do ponto de carregamento e realizar o pagamento da recarga pela própria plataforma. Mas, certifique-se de baixar o app antes de sair de casa e preencher seus dados com antecedência, e cadastrar um cartão de crédito para pagamento. Isso vai poupar tempo quando estiver nas estações mapeadas ou nos eletropostos contemplados com a solução de recarga rápida Shell Recharge.
4 – Considere tempo e alcance: sempre entenda o quanto você realmente precisa carregar para chegar ao seu destino de abastecimento para evitar problemas.
5 – Recarregue de forma eficiente: a não ser que o seu trajeto exija, tente parar de carregar seu veículo em 80 %, pois os carros elétricos carregam significativamente mais devagar após essa porcentagem. Para se ter uma ideia, a carga de 80% a 100% pode levar a mesma quantidade de tempo do que de 20% a 80%, por exemplo. É recomendado que a bateria sempre esteja entre os 20% e 80% para ter uma melhor vida útil. Busque não carregar completamente a bateria nem deixar a bateria chegar ao fim, alguns veículos já possuem essa configuração em seu computador de bordo.
Além disso, uma excelente opção para recarga rápida são as estações Shell Recharge, desenvolvidas pela Raízen. Com carregadores de 50kW e 150kW, elas podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada, o que garante ainda mais sustentabilidade. O programa já conta com um eletroposto em operação no bairro do Limão, na Zona Norte de São Paulo, e em breve terá mais estações disponíveis nos postos Shell da região Sudeste do País, ampliando a infraestrutura de recarga elétrica e oferecendo maior comodidade aos motoristas. Eles poderão desfrutar também do serviço de carregamento rápido, utilizar o tempo de espera da recarga em uma Shell Select, loja de conveniência dos postos Shell e ter à disposição um mix de produtos de forma imediata.
6 – E em caso de todos os carregadores estarem ocupados: hoje, há mais veículos elétricos nas estradas e durante as férias essa grande demanda pode levar a tempos de espera mais longos nas estações. Para uma volta mais rápida à estrada é importante não bloquear o trânsito enquanto espera a liberação do carregador e reconsiderar que nem todo veículo elétrico pode usar o potencial total de carregamento de alta potência. Portanto, se este é o caso do seu carro, considere usar um carregador nas proximidades ou acompanhe a disponibilidade das estações pelo app Tupinambá.
7 – Ligue para confirmar se o local de destino possui uma estação de conveniência ou uma tomada disponível e leve seu cabo de carregamento: parte do planejamento envolve saber se há uma estação ou tomada convencional disponível para recarregar o seu veículo. Antes da viagem, ligue para o hotel, pousada ou casa onde irá se hospedar e pergunte. Também tenha sempre no seu veículo um cabo Tipo 2, para agilizar o processo. Se você sentiu a falta da infraestrutura de recarga, aproveite e sugira ao local que instale uma estação da Tupinambá para melhor receber suas visitas ou clientes. A Tupinambá possui soluções de recarga para residências, prédios comerciais, restaurantes, hotéis e outros locais de conveniência.
*Foto: Reprodução