Combustível usado, como o hidrogênio, pode transformar um trem em um transporte sustentável
No Brasil, o trem e as ferrovias surgiram no início do século 19, por volta de 1800. De acordo com o último levantamento realizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em 2022 já havia cerca de 3.100 locomotivas e 43.816 vagões.
Combustível usado
No entanto, qual é o combustível de um trem? Dependendo da tecnologia usada, o trem pode usar combustível ou movido a eletricidade.
Por exemplo, o trem movido a diesel é comum em transportes de carga e de passageiros. Mas, por mais que esse tipo de transporte seja eficiente, o combustível ainda é poluente.
Em segundo lugar está o trem movido a eletricidade. Os trens elétricos possuem alimentação por sistema de eletrificação. Contudo, tal modalidade, infelizmente, é dependente de energia para locomoção.
Portanto, podemos considerar o trem movido a eletricidade como uma energia limpa, já que não há emissões poluentes no trajeto.
Por sua vez, o trem movido a biodiesel possui a produção a partir de fonte renovável. A produção é feita a partir de plantas (óleo vegetal) e da gordura animal. Além disso, o biodiesel emite 80% menos de CO2 (dióxido de carbono), combinado com a ausência do carbono negro (fumaça escura).
Por fim, existe o trem movido a gás natural. Da mesma forma que o elétrico e o biodiesel, o transporte a gás oferece baixa poluição e redução de carbono.
Trem movido a hidrogênio verde
Recentemente, o Grupo CCR anunciou estudos para viabilizar o hidrogênio verde em um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) – algo inédito no país. O hidrogênio verde (H2V) é considerado um combustível totalmente limpo e possui emissão em vapor.
O hidrogênio verde é obtido a partir da eletrólise de água, utilizando energia renovável e sem emissões de CO2 (gás carbônico). E o funcionamento do H2V seria da seguinte forma:
Em uma célula de energia, há uma reação entre o hidrogênio verde com o oxigênio. Assim produzindo energia ao motor;
A energia é armazenada quando há uma demanda grande e de aceleração.
Vale destacar que atualmente outros países já usam o H2V em trens. Prova disso é que a empresa alemã Alston possui o 1º trem de passageiros, movido por hidrogênio.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-trem-a-vapor_33532154.htm#query=hidrog%C3%AAnio%20verde%20em%20trem&position=17&from_view=search&track=ais&uuid=0bde5451-67cd-4716-aaee-cb277465bf54