Planta aumenta produtividade da soja, sendo um substituto para o milho safrinha e outras forrageiras
Um grupo de técnicos da Fundação MS descobriu, depois de três anos de levantamentos técnicos, qual é a melhor planta de cobertura para combinar com a soja e assim elevar os níveis produtivos.
Planta aumenta produtividade da soja
Neste caso, a planta aumenta produtividade da soja a partir do rendimento médio de 17% com o uso da Brachiaria brizantha. Foram observadas melhorias na cobertura do solo, na parte química e na redução de nematoides.
Em suma, o uso do Piatã como alternativa ao milho safrinha tardio sobressaiu-se ao milho solteiro, ao milheto mais guandu, à aveia preta mais nabo forrageiro, ao sorgo granífero e ao sorgo forrageiro.
Além disso, o ambiente com o Piatã gerou melhorias para que a soja produzisse mais, a partir de uma produção adequada de palha, cobrindo mais o solo. A duração foi mais prolongada e de melhor qualidade, sem decomposição rápida.
Desenvolvimento do capim
Já o desenvolvimento do capim resulta em uma melhor fertilidade ao solo, e também na nutrição e no volume de raízes da soja, contribuindo no incremento do potássio no solo, disponibilizando mais nutrientes para a planta.
Planta na integração
Ao deixar de plantar milho safrinha em uma determinada área, e nesse talhão semear o mix de duas braquiárias: ruzizienses e Piatã, esse modelo foi o que nas últimas seis safras rendeu oito sacas a mais por hectare.
Além da produtividade
Técnica é capaz de garantir estabilidade da produção, e incrementar níveis produtivos de soja. Isso porque parte da matéria orgânica é queimada por microrganismos. E quando é introduzido capim, gramíneas, leguminosas, fica muita folha, e isso colabora com o reflexo físico no solo, com nutrientes, além de maior disponibilidade de água, o que avança a ambiência com a temperatura. Com isso, a questão biológica melhora.
Futuro da agricultura
Atualmente, há pelo menos quatro milhões de hectares de baixa fertilidade e com disposição para a soja em Mato Grosso do Sul. Por fim, cabe ao sistema de integração, com o uso de plantas forrageiras, direcionar o avanço da produção.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/campo-agricola-longo_4984145.htm#fromView=search&page=1&position=24&uuid=a31d189a-9a4b-4a4c-a2b5-394f305bb255