Chapadão do Sul/MS deve ter produtividade média em torno de 65 sacas por hectare, mas ainda falta 20% das lavouras para serem colhidas; plantio da safrinha de milho já foi concluído o projeção também é positiva
A colheita da soja chegou em 80% em Chapadão do Sul no Mato Grosso do Sul e os resultados de produtividade estão superando as expectativas, depois de um cenário climático positivo ao longo do ciclo de desenvolvimento das lavouras.
Chapadão do Sul/MS – cenário da soja
Além disso, de acordo com o Diretor Presidente da Corretora Dalbosco, Lauri Dal Bosco, a área cultivada cresceu 3% nesta temporada em Chapadão do Sul/MS. E, após lutar para chegar na marca de 60 sacas por hectare nos últimos anos, 22/23 deve fechar com média de 65 sc/ha.
Mercado e redução dos preços
Por outro lado, ainda há a preocupação por conta do mercado e da redução dos preços da soja na região, que recuou R$ 20,00 a saca nos últimos dias.
Segunda safra de milho
Para a segunda safra de milho, o plantio foi feito dentro da janela ideal de cultivo. E isso sustenta boas expectativas de desenvolvimento, com a esperança de retomar os índices de 100 sacas por hectare.
Para isso, os produtores do município já iniciaram os tratos culturais, com foco grande no combate às Cigarrinhas.
Muitas pessoas têm dúvida do que escolher em relação ao milho. Neste caso, qual híbrido escolher, além da adubação. Mas também é importante saber sobre pragas para tomar a decisão no que investir corretamente e com isso rentabilizar na segunda safra.
O que é o milho safrinha
O milho safrinha é o milho de sequeiro cultivado quase sempre entre janeiro e abril, normalmente depois da soja precoce, e seu cultivo predomina nas regiões centro-sul do Brasil.
Atuamente, a safrinha do milho tem produção total maior do que a primeira safra.
Soja-milho
Por fim, a dobradinha soja-milho caiu no gosto e, especialmente, no bolso dos produtores brasileiros.
De acordo com o Conab, nas últimas safras, a área plantada e, consequentemente, a produção total de milho na safrinha foi em torno do dobro da produção de milho em 1ª safra.
*Foto: Reprodução/Pixabay (Csaba Nagy)