Quilombo de Ubatuba tem força comunitária que já rende bons frutos, e abre suas portas para vivências de pessoas interessadas
A comunidade quilombola do Sertão de Itamambuca, em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, realiza o projeto Quilombo Sustentável, liderado pelo Instituto Terroá.
Quilombo de Ubatuba faz a diferença na biodiversidade
O Quilombo de Ubatuba tem como grande propósito o de impulsionar o desenvolvimento territorial de sustentabilidade. Contudo, é preciso destacar que este incentivo se baseia nos conhecimentos ancestrais e práticas tradicionais do quilombo. Merece destaque neste cenário a força da roça comunitária através do sistema agroflorestal, também chamada de agricultura de coivara; além da aquacultura natural, focada na criação de pescados.
Sobre a Roça Comunitária
O trabalho na roça comunitária já rendeu frutos. É o que comprova a colheita de milho, feijão e outros insumos plantados durante os mutirões de 2023. E no mês que vem, a comunidade celebrará a colheita da mandioca.
Vivências Abertas ao Público
Além disso, agora a comunidade abrirá suas portas para uma vivência na roça comunitária, onde o público poderá participar da colheita coletiva da mandioca. A experiência abrange também uma série de atividades, como: refeições com pratos tradicionais quilombolas, rodas de conversa com os anciões e até mesmo a possibilidade de hospedagem no próprio Quilombo.
Os interessados em ter esta vivência poderão entrar em contato pelo site Quilombo Sertão de Itamambuca.
Educação Ambiental e Compromisso com o Meio Ambiente
Não e´de hoje que falamos em mudanças climáticas e o quanto o planeta Terra precisa ser cada mais sustentável. Portanto, ensinar as pessoas sobre consciência ambiental é fundamental e está no centro do projeto Quilombo Sustentável.
Como parte deste compromisso, o quilombo passará a receber visitas de alunos das escolas municipais, promovendo a eles um contato direto com a natureza, como a exploração da mata e do rio. Ou seja, os estudantes terão a oportunidade de conhecer de perto as tecnologias sociais implantadas: ecosaneamento, a coleta seletiva, o viveiro de mudas e ervas medicinais, além do sistema de compostagem, que está previsto para ser implementado nos próximos meses.
Sustentabilidade em Ação
O projeto também prioriza fortalecer a comunidade, para que ela tenha mais autonomia e poder de decisão. Isso inclui oficinas para explorar opções de comercialização dos pescados, construção e regularização de um viveiro de mudas, e a inauguração de uma cozinha e restaurante comunitário, que já acontecerá em junho. vale dizer também que todas estas iniciativas estão alinhadas com a identidade e cultura quilombola, enquanto promovem inclusão produtiva e geração de renda.
Realização do projeto
O projeto é viabilizado por meio do Instituto Terroá, que conta com o apoio e colaboração da ARQCSI (Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca) e a parceria da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/um-agricultor-que-esta-usando-uma-pa-para-cavar-o-solo-em-seus-campos-de-arroz_5491642.htm#fromView=search&page=1&position=5&uuid=d1ce5abe-08e5-4a38-b5a5-4b610047fced