Projeto social no Mucuripe será destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade para poderem empreender
O Iate Clube de Fortaleza e a Somos Um firmaram uma parceria para implementar a ‘Trilha Florescer’. Trata-se de um programa de preparação e qualificação destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social para empreender. O projeto se configura de um modo sistêmico: o autoconhecimento alinhado ao comportamento empreendedor.
Projeto social no Mucuripe
O projeto social no Mucuripe foi firmado após uma reunião entre o comodoro Pompeu Vasconcelos e a empreendedora e investidora social, Ticiana Rolim Queiroz, presidente da Somos Um. Sendo assim, a implementação da ‘Trilha Florescer’ no Iate Clube tem o objetivo de promover o empreendedorismo para um grupo de 120 mulheres residentes no Conjunto Santa Terezinha, no município, no decorrer deste ano. E também melhorar o desenvolvimento econômico e social das participantes.
O comodoro Pompeu Vasconcelos destaca que esta parceria terá um excelente impacto social na vida das pessoas que residem naquela região da Capital. “O Iate Clube de Fortaleza completa 70 anos em 2024. E, para celebrar esse marco histórico, quer impactar positivamente a vida da população do Morro Santa Terezinha, através de uma parceria inédita com a Somos Um, visando transformar a vida das pessoas no território próximo ao clube”, afirma.
Abordagens
Além disso, durante o período de implementação do programa, todas essas mulheres receberão uma abordagem biopsicossociespiritual, no qual a pessoa é o centro das atenções e deve se reconhecer desta maneira. Na sequência recebe apoio emocional, econômico, social, ambiental, físico, mental e espiritual.
Paralelamente há o desenvolvimento de território, com estímulo à:
- diversificação econômica;
- fortalecimento da liderança feminina;
- mudança de mentalidade e empoderamento;
- incentivo à inovação;
- promoção da sustentabilidade;
- criação de emprego e renda, sempre com as mulheres atuando em rede.
De acordo com a presidente da Somos Um, a organização estruturante e sem fins lucrativos atua no sentido de reduzir as desigualdades e gerar oportunidades por meio de negócios de impacto. “Queremos construir uma nova economia, mais justa e equilibrada, com pessoas conscientes atuando em rede“, ressalta Ticiana Rolim.
Realização do programa
Por fim, na divisão das responsabilidades caberá ao Iate Clube ceder o espaço para a realização do programa, oferecer um coffee break e um kit de boas vindas, além de viabilizar o deslocamento das participantes. Já à Somos Um caberá a gestão do projeto, cessão de materiais didático e de apoio, promover o acompanhamento pedagógico, oferecer assistência social, oficinas e mentorias.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/jovens-de-tiro-medio-na-igreja-rezando_72292910