Agricultura de jardinagem requer conhecimento do solo, clima, melhor lugar e época para ser feita
Agricultura de jardinagem vem sendo uma opção de subsistência para famílias do meio rural, tanto no Brasil, como em outros países. Ela é uma das primeiras técnicas utilizadas para o desenvolvimento da produção agrícola.
Ela é realizada principalmente mo continente asiático, onde é conhecida pelos métodos pouco mecanizados e por servir como subsistência a muitas famílias.
Agricultura de jardinagem
A agricultura de jardinagem, assim como em outros tipos de agricultura, também requer conhecimento do solo, clima, melhor lugar e época para ser feita. Além disso, seu desenvolvimento trouxe muitos benefícios às famílias e comunidades do campo.
Como funciona
A agricultura de jardinagem é um exemplo de agricultura de subsistência. Ou seja, ela é voltada ao abastecimento interno e alimentação das famílias ou das comunidades do meio rural. Ela ocorre principalmente em países da Ásia, como o Vietnã, Índia, Tailândia e China. E especialmente em estações de monções de verão (chuvas abundantes) e monções de inverno (clima seco, frio e alto período de estiagem).
Relação com a natureza
Todavia, seu cultivo permitiu que os homens estabelecessem um relacionamento com a natureza. Isso porque, em razão de novas técnicas de sobrevivência e cultura desenvolvida, a atividade agrícola precisou se organizar mais em termos de trabalho, aliado ao tempo e ao espaço.
Sendo assim, os sistemas agrícolas foram implantados, com técnicas de manejo e administrações dedicadas ao setor, sendo aprimoradas ao longo do tempo.
Características
As principais características dos métodos de produção da agricultura de jardinagem são:
- Uso de curvas de nível e terraceamento para controlar ou impedir a erosão;
- Cultivo de alimentos, especialmente de arroz (rizicultura);
- Baixo desenvolvimento tecnológico;
- Uso de antigas técnicas agrícolas;
- Uso abundante de mão de obra;
- Baixo impacto ambiental.
Ela ocorre principalmente em pequenas e médias propriedades. Apesar de o uso de tecnologia e mecanização ser baixo ainda há alta produtividade devido à seleção de boas sementes, utilização de fertilizantes, aplicação da biotecnologia e modos de preservação do solo, fazendo dela um dos sistemas de produção agrícola intensivo.
E no Brasil?
A agricultura de jardinagem no Brasil ocorre da mesma maneira que em países asiáticos, com o objetivo de servir como subsistência familiar. Por aqui ela é caracterizada pela rotação de culturas, que consiste no plantio e colheita de diferentes alimentos conforme as quatro estações do ano, ajudando principalmente na conservação do solo.
Entre os principais produtos cultivados no Brasil, podemos citar os seguintes exemplos:
- Feijão;
- Arroz;
- Hortaliças;
- Mandioca;
- Batata;
- Milho.
Comercialização nas comunidades vizinhas
Outra vantagem deste tipo de agricultura de subsistência é que todo produto que sobra é comercializado nas comunidades vizinhas. Isso ocorre porque estas não produzem o mesmo tipo de alimento. Portanto, podem ser beneficiadas pela produção vizinha.
Ela ocorre especialmente nos estados da região Nordeste, e também se destaca em algumas cidades do interior de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.
Técnicas de trabalho
Por fim, as técnicas de trabalho utilizadas neste tipo de cultura também são manuais. Neste caso, usa-se especialmente a pá, o rastelo de ferro, foice e enxada.
Isso porque as condições financeiras das famílias não possibilitam a alta mecanização dos trabalhos, além de dificultarem o uso de novas tecnologias para a execução das atividades.
*Foto: Divulgação/AJ Oswald