100 caminhões elétricos da Volkswagen passarão a integrar a frota de entregas da fabricante de bebidas
A Ambev confirmou a primeira encomenda de 100 caminhões elétricos de entrega urbana para a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). O negócio faz parte de um projeto de centenas de milhões de reais para a aquisição de 1.600 veículos elétricos até 2023 pela fabricante de bebidas.
Caminhões elétricos da Volkswagen
Desde 2018 que a Ambev e a unidade de caminhões do grupo alemão Traton vem testando a tecnologia desses transportes urbanos. Já em relação à encomenda anunciada no dia 16 de outubro pelas duas empresas, é uma das maiores do tipo no mundo. Além disso, a transação integra parte de um plano da Ambev para diminuir sua pegada de carbono. Isso também inclui 48 usinas de energia solar que a fabricante de bebidas está implantando em seus centros de distribuição.
Segundo os trâmites, o volume de caminhões elétricos a serem comprados equivale hoje a 35% da frota que atua para a Ambev. Portanto, o plano da empresa é que eles eventualmente substituam os modelos a diesel da empresa. Os caminhões elétricos da Volkswagen serão adquiridos por transportadoras que já prestam serviços para a fabricante de bebidas. Além disso, o objetivo é que o modelo mais sustentável seja pré-requisito para que empresas logísticas atendam a Ambev.
Cada vez mais veículos elétricos têm conquistado empresas, em termos de logística. Prova disso é que até o nicho de sustentabilidade entrou mais ainda no setor, com triciclos elétricos, para que catadores de material reciclável tenham mais autonomia e agilidade.
Montagem dos primeiros 100 veículos
Os primeiros 100 caminhões elétricos do acordo começam a ser fabricados em maio de 2021. Porém, antes a linha de produção da fábrica VWCO em Resende (RJ) será concluída entre março e abril do ano que vem. Já as entregas devem acontecer a partir do fim do primeiro semestre, afirmou Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para cumprir o negócio, a VWCO se aliou à fabricante brasileira de motores elétricos Weg e com a chinesa CATL, que é uma das maiores produtoras de baterias de íons de lítio do mundo. Além disso, a fabricante brasileira de baterias Moura também faz parte do projeto.
Versão mais cara
De acordo com Cortes, os caminhões elétricos da Volkswagen são duas vezes e meia mais caros que o modelo da empresa movido a diesel, tabelado em R$ 220 mil. Além de a empresa estar importando a bateria da China. Pois é só o preço da bateria corresponde ao calor de um caminhão convencional, afirma o presidente, que disse ainda e o objetivo é que esta bateria seja produzida no Brasil.
Por outro lado, Cortes disse que o modelo elétrico do caminhão urbano Delivery possui um custo de manutenção 60% menor que a versão a diesel. Isso tudo ante cálculos iniciais da ordem de economia de 50%.
Além disso, o custo de operação, composto essencialmente por combustível, é 68% menor que o modelo à combustão.
Por fim, Cortes conclui que a bateria do caminhão elétrico tem autonomia para 200 quilômetros com o veículo carregado. Como os freios regenerativos devolvem até 43% da energia, os veículos podem circular realizando entregas durante o dia e sendo recarregados durante a noite nos centros de distribuição.
*Foto: Divulgação