A fabricante de colheitadeiras Massey Ferguson apresentou durante a 42ª Expointer o que há de mais tecnológico em equipamentos destinado aos produtores rurais. Evento ocorreu entre o fim de agosto e início de setembro, na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Entre as inovações demonstradas ao público da feira, estava o sistema da MF 6690 (265 cv). A máquina entra para concorrer com o setor de colheitadeiras híbridas no Brasil e ainda é capaz de trocar uma lavoura em minutos.
Lavoura e o mercado rural
De acordo com gerente de marketing do produto colheitadeiras da AGCO, que é a empresa detentora da marca Massey Ferguson no país, Fabrício Muller:
“De forma pioneira, a nova versão da colheitadeira híbrida MF 6690 possibilita ao agricultor a troca em alguns minutos do mecanismo de colheita de duas diferentes culturas, como arroz e soja, por exemplo, apenas com ajuste na cabine”.
Funcionamento da máquina e troca da lavoura
A tecnologia está cada mais presente na zona rural, o que facilita a vida de seus produtores locais, entregando uma máquina que proporciona mais agilidade e versatilidade a este setor da economia brasileira. Portanto, não há mais motivo para um equipamento desse tipo ficar parado na hora da realização de troca da lavoura. Com isso, há a possibilidade também de mais sacas serem colhidas por meio da janela de setup da máquina. Pois, agora não é mais preciso montar e desmontar partes do equipamento para esta finalidade.
Antes da fabricação desta colheitadeira, o produtor rural precisava fazer a substituição de peças para realizar a colheita de diversas culturas. Sendo assim, cerca de dois dias eram perdidos só para aprontar o equipamento. Desta forma, o agricultor acabava perdendo a chance de colher, por exemplo, até 2.500 sacas de arroz.
Mais informações sobre a máquina da Massey Ferguson
A máquina inovadora da Massey Ferguson também foi fabricada com a intenção de ser a primeira plataforma arrozeira rígida com 23 pés. Isso significa que agora o produtor rural consegue ter um ganho de até 15% a mais em relação a sua produtividade.
Já em relação à sua potência, a nova colheitadeira MF 6690 foi produzida com um exclusivo motor eletrônico AGCO Power, proporcionando maior desempenho, além de uma ótima durabilidade. Com isso, conquista-se ainda mais a confiança dos produtores que podem dispor de um equipamento que facilitará sua vida na hora de substituir a lavoura de diferentes tipos de cultivo. Fora isso, o custo benefício também atrativo.
Sobre seu tanque de grãos, a capacidade é de sete mil litros. Além disso, o sistema de ventilação de dupla cascata faz com que a limpeza dos grãos seja mais organizada, com fases bem delimitadas para que não tenha uma sobrecarga de peneiras. Com esses fatores, há a possibilidade de entregar ao tanque um material de qualidade e ainda limpo.
Graças a um cilindro com barras de aço, que suporta as gengivas contra os impactos que a colheita e troca de lavoura podem causar faz com que o equipamento consiga apresentar uma alta resistência e vida útil. Por fim, a máquina MF 6690 ainda é capaz de armazenar 470 litros de combustível.
Fonte: Revista Rural
*Foto: Divulgação