Produção de combustível de aviação triplicou para 300 milhões de litros; Iata cobrou incentivos à produção de SAF pelos governos
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) atingirá em torno de 300 milhões de litros em 2022. E isso equivale o triplo em relação ao ano anterior.
Produção de combustível de aviação
Além disso, segundo a entidade, os cálculos de produção de combustível de aviação colocam a indústria de SAF próxima de uma capacidade de produção exponencial. Neste caso, com previsão de 30 bilhões de litros em 2030. Mas, desde que a produção tenha o apoio de políticas apropriadas.
Papel das companhias aéreas
Por outro lado, as companhias aéreas assumiram o compromisso de atingir zero emissão líquida de CO2 até 2050 e consideram o SAF um dos principais fatores para atingir tal objetivo. Conforme estimativas atuais, ele será responsável por 65% da mitigação e exigirá a produção de 450 bilhões de litros anuais naquele ano.
Vale destacar que em junho deste ano o avião da Copa Airlines realiza voo com combustível sustentável.
De acordo com o diretor geral da Iata, Willie Walsh:
“A quantidade de SAF disponível no mercado em 2022 foi pelo menos o triplo da quantidade em 2021. E as companhias aéreas usaram cada gota, mesmo com preços muito altos! (…) Os governos precisam implementar incentivos abrangentes para a produção de SAF. Foi isso que eles fizeram na transição bem-sucedida para fontes renováveis de eletricidade. Agora, a aviação precisa desses incentivos para descarbonizar.”
Por fim, até o presente momento, mais de 450 mil voos comerciais foram operados usando SAF, e o número crescente de companhias aéreas fazendo acordos de compra com produtores claramente mostra aos mercados que o combustível é necessário em maiores quantidades. Até agora, em torno de 40 acordos de compra foram anunciados.
*Foto: Reprodução