Débito online da Mastercard quer funcionar como meio padrão de pagamento, garantindo transações seguras, além de programa de recompensas ao consumidor
Na última segunda-feira (22), a Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, anunciou que a Mastercard acaba de lançar uma nova iniciativa em relação à modalidade débito online. Pois não é de hoje que a renomada empresa de cartões se preocupa com a segurança em suas transações financeiras, com o propósito de oferecer sempre o melhor aos seus consumidores.
Todavia, há uma similaridade com o meio de pagamento PIX. Isso porque, também neste mês, o Banco Central anunciou novas medidas de segurança para a função, mas que só entrarão em vigor a partir de 5 de novembro. O BC tem trabalhado em conjunto com as instituições financeiras para implementar medidas adicionais. Sobre isso, Cláudio Salituro, ex-VP de TI da Caixa, explicou que essas medidas são importantes do ponto de vista que garantem que o sistema continue seguro e confiável para todos os usuários. E, consequentemente, que os produtos e serviços evoluam por meio do uso do PIX.
Débito online da Mastercard
Por outro lado, no caso da modalidade de débito online da Mastercard, ela oferece uma melhor experiência para compras consideradas de baixo risco, com alta frequência e de baixo valor. O objetivo é o de promover um uso mais prático e seguro para o consumidor nas compras online. A empresa afirma também que prioriza a segurança, facilidade e disponibilidade de benefícios associados aos cartões. E são eles que serão os diferenciais para o avanço do uso da modalidade de débito online.
Como vai funcionar
A solução permite que os usuários paguem com seu cartão de débito os principais serviços de streaming, delivery e aplicativos de transporte, e sem a necessidade de senha para transações de até R$ 300. Porém, se a compra ultrapassar esse valor, a plataforma de e-commerce pode pedir etapas de confirmação de senha e identidade se tiver implementado o protocolo 3DS (autenticação que possibilita o processamento seguro de transações com cartões), ou ainda direcionar para outro meio de pagamento, como o cartão de crédito, protegendo assim o consumidor e o comerciante.
Contudo, a iniciativa busca ampliar a base de aceitação online do cartão de débito nos principais portais de e-commerce e serviços de assinatura, explica Marcelo Tangioni, Presidente da Mastercard Brasil.
“Pagar no débito faz parte do dia a dia dos brasileiros, e a disponibilização desse método nas compras online era urgente e essencial. Aplicamos toda a nossa experiência e tecnologia no varejo para garantir uma experiência simples e segura.”
O excutivo disse ainda que a empresa conduz o grupo de trabalho dentro da Abecs com o intuito de elevar rapidamnete a oferta de débito online. Isso porque a Mastercard tem ciência de sua importância para a indústria e para os consumidores e comerciantes brasileiros.
Contestação de compra
Por fim, a plataforma de cartão permite ao usuário do débito online a chance de contestar uma determinada compra junto ao emissor do cartão, seja por não reconhecimento da despesa, seja por desacordo comercial com a loja que vendeu o produto ou serviço, diferente de como ocorre em outras formas de pagamento instantâneo.
*Foto: Reprodução/Unsplash (rupixen.com – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/Q59HmzK38eQ)